Brasília, 28 de novembro de 2021 às 06:10
Selecione o Idioma:

Brasil

Postado em 27/10/2020 9:52

Cinco empresas sustentáveis para ficar de olho

.

https://pixabay.com/pt/photos/solar-telhado-energia-solar-2666770/

Natura, Banco do Brasil e LG são exemplos de organizações que apostam na economia verde

Apesar de a sustentabilidade ainda não ser um termo adotado por todos, muitas empresas têm demonstrado que podem, sim, impactar de forma positiva a sociedade. Diversas iniciativas estão sendo adotadas com o foco na preservação do ambiente e no melhor aproveitamento dos recursos naturais.

De acordo com esta pesquisa realizada pelo sistema Fiep¹, 87% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis. Então, além dos benefícios sociais e ambientes, há ainda uma preocupação econômica por trás das ações. Confira algumas empresas que possuem ações sustentáveis!

1 – Unilever

Uma empresa famosa pelas ações sustentáveis é a Unilever. Recentemente, ela lançou a Unilever Food Solutions, uma unidade focada em incentivar o consumo de alimentos com menos impacto ao meio ambiente.

Além disso, a empresa tem um Plano de Sustentabilidade (USPL) que comemorou 10 anos em 2020. Durante o programa, a Unilever conseguiu:

  • reduzir em 50% as emissões dos gases do efeito estufa;
  • alcançar mais de 1,3 bilhão de pessoas em ações de saúde e higiene;
  • promover a diminuição de 32% da pegada total de resíduos dos consumidores.

2 – Natura

Conhecida por ser uma das empresas mais sustentáveis do mundo, a Natura tem diversas ações focadas na preservação de recursos. Uma delas é o catálogo Natura, disponibilizado de forma on-line. Dessa forma, os vendedores não precisam usar tantos panfletos físicos que, geralmente, não são descartados da forma correta.

Este ano ano, a companhia também anunciou um programa de logística reversa. Funciona assim: quando o consumidor entregar cinco embalagens vazias, eles irá ganhar um produto. Depois, a Terra Cycle – empresa contratada pela Natura – irá reciclar os materiais recolhidos.

3 – Philips

A holandesa Philips, que fabrica eletrodomésticos, produtos de iluminação e médicos, também tem se preocupado com o meio ambiente. A empresa desenvolveu um programa com várias ações que está focada em cumprir.

O destaque está na reciclagem de 90% dos resíduos das operações e no emprego de 100% em energia renovável. Caso consiga atingir todas essas metas, a companhia terá um grande impacto ambiental, já que atua em diversos países.

4 – Banco do Brasil

As empresas financeiras também estão atentas à sustentabilidade. Prova disso é o Banco do Brasil², eleito como o mais sustentável do mundo pela Corporate Knights. Para chegar ao topo, a instituição alocou mais de R$ 190 milhões na economia verde.

A economia verde é uma carteira de crédito composta por produtos relacionados com eficiência energética, construção sustentável, gestão de resíduos, além de áreas de cunho social, educacional e de desenvolvimento.

5 – LG

A LG é outra empresa comprometida com a preservação ambiental. Focada nesse objetivo, a organização tem desenvolvido soluções para consumir menos recursos naturais, especialmente energia elétrica. Entre as novidades da fabricante estão um aquecedor que evita o desperdício energético e tem alta eficiência.

Porém, a empresa coreana está indo além dos equipamentos para uso individual. A LG também está produzindo módulos de painéis solares para casas, edifícios e escritórios. No passado, a companhia anunciou novos modelos, ainda mais eficientes para captar a luz solar e transformar em energia. Usar esses painéis fotovoltaicos é uma ótima forma de reduzir o gasto energético, porém, eles só estão à venda no exterior.

Levando-se em conta tudo o que foi mencionado, apesar de a sustentabilidade parecer um conceito abstrato, ela não é. Aliás, diversas empresas grandes estão adotando posturas para minimizar o impacto no meio ambiente e investindo em ações verdes, como Natura, LG, Banco do Brasil, Philips e Unilever. Devido ao tamanho da atuação que elas possuem, é de se esperar que as iniciativas sejam bastante positivas e sirvam de inspiração para organizações menores e toda a sociedade.

Fontes:

1: https://agenciafiep.com.br/2019/02/28/consumidores-preferem-empresas-sustentaveis/

2: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-01/banco-do-brasil-e-considerado-o-mais-sustentavel-do-mundo

 

Comentários: