Chengdu, China 11 de agosto (Prensa Latina) Uma grande aeronave de transporte não tripulada de produção nacional realizou hoje seu primeiro teste de voo com sucesso, mais um passo para a logística inteligente da economia de baixa altitude.
Este modelo de drone tem envergadura de 16,1 metros e altura de 4,6 metros, com espaço de carga de 12 metros cúbicos e capacidade de carga útil de duas toneladas, sendo o maior transporte não tripulado de grande porte e totalmente fabricado no país.
O primeiro voo de teste durou aproximadamente 20 minutos e todos os sistemas funcionaram normalmente, informou a mídia local no Aeroporto de Aviação Geral de Fengming, em Zigong, no sul da província de Sichuan.
Segundo o The Paper, a aeronave possui características como facilidade de carga e descarga, alta confiabilidade, segurança e alto grau de inteligência, o que dá suporte para expandir novos cenários de carga aérea na China.
O acima exposto também impulsiona o desenvolvimento de um modelo logístico inteligente para a chamada economia de baixa altitude, aqui priorizada como um dos novos motores de crescimento, em meio a um forte impulso à inovação científico-tecnológica.
Segundo especialistas, o aumento significativo do número de drones e de áreas de teste para aviação não tripulada confirma que este é um novo oceano azul para o desenvolvimento industrial do país.
Um relatório recente do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação afirmou que a economia de baixa altitude atingiu 505,95 mil milhões de yuans (cerca de 70,92 mil milhões de dólares) em 2023, um valor que deverá ultrapassar um bilião de yuans até 2026.
Esse ministério emitiu um documento que propõe até 2030 a integração completa dos equipamentos da aviação geral em todos os aspectos da produção e da vida das pessoas.