Pequim (Prensa Latina) A China anunciou hoje uma expansão do plano emergente de vacinação contra a Covid-19 para proteger mais pessoas de contrair o coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença, e assim obter imunidade coletiva.
Dessa forma, o Governo redobra seus esforços para manter o controle que conquistou sobre o vírus e minimizar os riscos da entrada contínua de infecções importadas.
Zeng indicou que mais cidadãos da China poderão ter acesso às vacinas assim que forem oficialmente lançadas, após garantir a capacidade de produção dos medicamentos da fatura nacional em larga escala.
Segundo ele, esse processo será realizado de forma ‘integral e ordenada’, e priorizará idosos e pessoas com doenças que podem agravar seu estado de saúde em caso de aquisição da SARS-CoV-2.
‘Nosso objetivo é alcançar a imunidade coletiva por meio da imunização proativa e interromper a doença o mais rápido possível e eficaz’, disse ele.
No dia anterior, a imprensa local noticiou que 50 milhões de trabalhadores e indivíduos considerados de alto risco na China receberão duas doses das vacinas Sinopharm e Sinovac antes do próximo dia 5 de fevereiro e a campanha continuará após o Ano Novo Lunar, a ser celebrado em 12 de fevereiro nesse mesmo mês. Dias antes, o preço médio de cada dose era de 200 yuans (US $ 30,62).
O estado asiático tomou esta decisão em meio a surtos de Covid-19 em diferentes locais, que perturbam os cidadãos com várias vozes que sugerem o cancelamento de deslocamentos em massa para o Ano Novo Lunar.
Os epidemiologistas consideram desnecessário suspender a temporada de viagens e descartar uma disseminação em grande escala do SARS-CoV-2 porque o país tem capacidade e experiência suficientes para lidar com o vírus.
A China acumula pelo menos 4.770 mortes e 95.580 casos confirmados da patologia em seu continente, Hong Kong, Macau e Taiwan.
Os pacientes assintomáticos são classificados separadamente e neste sábado relataram 203 em tratamento.
Desde junho passado, administrou quatro de suas 15 vacinas candidatas a milhões de indivíduos como parte do programa de uso emergente.