14.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

China: EUA, com sua mentalidade de Guerra Fria, são responsáveis pela eclosão da crise ucraniana

© AP Photo / Mark Schiefelbein

Sputnik – Os EUA, com sua mentalidade de Guerra Fria, têm responsabilidade irrevogável pela eclosão e pelo agravamento da crise ucraniana, disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Wang Wenbin, em briefing nesta sexta-feira (17).

O Ministério das Relações Exteriores da China disse que Pequim não aconselha os EUA a continuarem jogando lenha na fogueira, mas a fazerem algo prático para uma solução política da crise ucraniana.

“De acordo com a lógica dos EUA, se algo não é preto, é necessariamente branco. Essa é uma posição de busca de inimigos, em vez de buscar a paz, e continuação da mentalidade da Guerra Fria“, disse Wang Wenbin.

O presidente russo, Vladimir Putin, se encontra com o presidente da China, Xi Jinping, no Kremlin, em Moscou, 21 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2024

Panorama internacional

Putin visita Pequim enquanto Biden está ‘atolado’ nos esforços para minar relações Rússia-China

O porta-voz disse também que Pequim aconselha os EUA a não acusarem mais Pequim em relação à crise ucraniana e não tentarem criar uma barreira entre a China e a Europa.

Ele observou que “a China aconselha os EUA a não acusarem mais Pequim e não tentarem criar atrito entre a China e a Europa, e muito menos jogarem lenha na fogueira, mas fazerem algo prático para uma solução política para a crise ucraniana”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS