Sputnik – A China entregou hoje (26) à Bolívia uma doação de 53.000 testes de detecção de COVID-19 e cerca de 20 ventiladores e respiradores para ajudar na luta contra o novo coronavírus, que já infectou 202.818 pessoas e matou 10.051 no país sul-americano.
“China e Bolívia são países irmãos e estamos juntos na luta contra a COVID-19”, disse o embaixador chinês em La Paz, Huang Yazhong, ao entregar a ajuda durante cerimônia realizada na cidade de El Alto, vizinha à capital.
O governo nacional, através do Ministério de Saúde e Esportes, recebe a doação de ventiladores mecânicos e testes de diagnóstico de COVID-19 por parte da República Popular da China.
A doação chinesa deve reforçar a campanha massiva de detecção da doença iniciada na semana passada pelo governo boliviano, que anunciou a aplicação de pelo menos 2,2 milhões de testes nas próximas semanas, dez vezes mais do que o realizado no ano passado, durante a primeira onda da pandemia.
Além dos testes, a doação também inclui 14 ventiladores hospitalares e quatro respiradores para a transferência de pacientes se necessário, conforme detalhou o ministro boliviano da Saúde, Jeyson Auza Pinto.