24.5 C
Brasília
sábado, 22 junho, 2024

Chile sofre com a falta de chuvas e seca se alastra por varias regiões

Santiago do Chile (Prensa Latina) Após a recente crise hídrica no Uruguai, especialistas da Universidade do Chile advertiram neste domingo (24) que algumas zonas do país também enfrentam escassez de água.

Segundo María Christina Fragkou, professora do Departamento de Geografia da Universidade do Chile, na comuna de Petorca, na região central de Valparaíso, as pessoas não têm água para beber e devem recorrer a caminhões-pipa.

Enquanto isso, na cidade de Copiapó, localizada na chamada região do Norte Chico, as fontes de água secaram e foi necessário construir uma usina de dessalinização.

Segundo Fragkou, há uma clara preferência por garantir o abastecimento em setores produtivos, como a mineração, e não para o consumo humano.

Para Linda Daniele, doutorada em hidrogeologia e professora na Universidade do Chile, as situações extremas no contexto das alterações climáticas podem tornar-se mais frequentes e todos os países terão de assegurar o abastecimento da população e das necessidades agrícolas e produtivas.

O diretor académico do Centro Avançado de Tecnologias da Água afirma que os reservatórios são uma das diferentes opções para a gestão dos recursos hídricos, mas não se pode contar apenas com eles nos cenários actuais e futuros.

Não basta ter um plano b, precisamos de vários planos que interajam e respondam às várias possibilidades que se podem configurar”, afirma.

Na sua opinião, neste mundo em mudança, as soluções locais podem ser mais eficazes para combater o aquecimento global e preservar o ambiente de que uma comunidade depende.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS