30.5 C
Brasília
quarta-feira, 18 setembro, 2024

Chile reduz previsão de crescimento para -6,5%

Santiago do Chile, (Prensa Latina) O produto interno bruto (PIB) do Chile cairá – 6,5% este ano, de acordo com estimativas da Direção de Orçamento do governo (Dipres), abaixo dos -2,0% relatados no primeiro trimestre.
O chefe de Estudos da Dipres, Cristóbal Gamboni, declarou à mídia que essa previsão é uma média da previsão apresentada pelo Banco Central no Relatório de Política Monetária, entre – cinco e – 7,5%.

Ele acrescentou que a redução nas projeções se deve a uma deterioração mais acentuada na situação econômica do que havia sido estimado no início da pandemia.

O funcionário acrescentou que a queda na demanda doméstica chegaria a – 9,8%, pior que a contração de – 3,3 esperada em abril, enquanto o índice de preços ao consumidor (IPC) fecharia 2020 em – 2,8.

Segundo Dipres, projeta-se para este ano um déficit fiscal ajustado de – 3,5% do PIB, acima da meta assumida após o surto social de 18 de outubro de 2019, que era de – 3,2.

As projeções de Dipres prevêem uma contração de – 16,1% da receita do governo central em comparação a 2019, o que representa a pior queda desde 2009, quando a redução foi de – 20,7%.

Isso se deve principalmente à deterioração do cenário macroeconômico e, em parte, às medidas tributárias de redução temporária e facilidade de pagamento em meio à pandemia, enquanto os gastos crescerão 11,4 neste ano, seu nível mais alto desde 2009.

Segundo as autoridades, isso se deve às medidas econômicas promovidas pelo governo para enfrentar a crise da saúde e ao recente acordo entre o Executivo e parte da oposição, para a criação de um fundo de 12 bilhões de dólares para enfrentar a crise. saúde, econômico e social pelos próximos 24 meses.

Dessa forma, Dipres indicou que, devido ao menor crescimento econômico, menor renda e maiores gastos públicos, o déficit fiscal projetado para 2020 atinge – 9,6% do PIB, o maior recorde desde 1973 e -1,6 pontos a mais que a estimativa de abril.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS