24.5 C
Brasília
segunda-feira, 27 maio, 2024

Chile projeta ajuda à população de 1,2 bilhão de dólares

Santiago do Chile (Prensa Latina) O governo chileno apresentará esta semana ao Congresso um projeto de lei que estabelece uma ajuda à população de 1,2 bilhão de dólares, publicou hoje o jornal La Tercera.

O presidente Gabriel Boric pediu ao parlamento que processe rapidamente a iniciativa orçamentária, que beneficiará 7,5 milhões de pessoas, dada a crise econômica do país e a chegada da temporada de inverno.

Setores políticos pressionam o Executivo há várias semanas para que tome medidas especiais para atender grupos sociais de baixa renda, diante da inflação crescente, cuja taxa interanual é de 12,5%.

O aumento do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve impacto direto em alimentos e combustíveis, produtos altamente sensíveis no consumo das famílias, segundo o referido jornal.

A já mencionada taxa de inflação anual nacional de 12,5% é a mais alta entre os quatro países sul-americanos mais afetados por este flagelo, junto com Brasil, Paraguai e Colômbia, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O IPC teve neste último ano o nível mais elevado desde Junho de 1994, período em que os setores com maior incidência foram transportes (2,6 por cento) e alimentação e bebidas não alcoólicas (1,2 por cento).

Outros fatores determinantes na subida do IPC foram a desvalorização da moeda local face às moedas estrangeiras, que esta segunda-feira igualou o dólar a mil pesos chilenos, juntamente com a subida dos preços dos combustíveis, explicou o INE.

Segundo a fonte, o aumento dos preços continuará subindo, enquanto o mercado aponta novos aumentos nas taxas de juros por parte do Banco Central, para controlar a escalada inflacionária.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS