23.5 C
Brasília
quinta-feira, 23 maio, 2024

Chile prepara medidas em resposta ao aumento dos preços dos alimentos

Santiago do Chile (Prensa Latina) O governo chileno está preparando um programa de medidas para mitigar o forte aumento dos preços dos alimentos, informou hoje o jornal La Tercera.

As fórmulas iniciais que estão sendo exploradas pelo Executivo são a entrega de um bônus direto para as famílias de baixa renda e a distribuição de cartões para a compra de alimentos, de acordo com o jornal.

Isto permitiria a utilização eficaz dos recursos para este fim, de acordo com um comentário do jornalista Carlos Alonso.

Esta questão já fazia parte de um plano de ajuda oficial para complementar um plano anterior chamado Chile Ayuda (Chile Ajuda) e tendo em vista a rejeição de um projeto de fundo de pensão para enfrentar os preços dos alimentos, diz a fonte.

Embora ainda não exista uma decisão sobre os melhores instrumentos, diz Alonso, está descartado que o executivo recorra a políticas como a fixação de tarifas ou uma redução temporária do Imposto sobre Valor Agregado.

O Presidente Gabriel Boric chamou seu gabinete na véspera para trabalhar como uma equipe na agenda do executivo e não para fechar-se em “compartimentos estanques”, em meio a recriminações para outras estratégias oficiais. A angústia que as pessoas estão experimentando por causa do aumento do custo de vida”, disse ele, “é algo que o governo vai tomar conta”. Os setores mais vulneráveis estão tendo seus bolsos apertados e nós não vamos ficar parados”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS