O Acordo-Quadro Avançado (AMA) e o novo pacto comercial provisório visam atualizar o acordo de associação assinado em 2005, indicaram as partes.
De acordo com a Comissão Europeia (CE), planeiam reforçar posições como parceiros com ideias semelhantes em questões globais, o que inclui a redução do risco da cadeia de abastecimento, garantindo um fornecimento sustentável de matérias-primas essenciais e combatendo as alterações climáticas.
Estes acordos podem servir de modelo para futuros pactos comerciais da UE, afirmou a Presidente da CE, Ursula von der Leyen, num comunicado.
A assinatura de ambos os documentos ocorreu durante reunião aqui entre o Ministro das Relações Exteriores do Chile, Alberto van Klaveren; o vice-presidente executivo da CE e chefe de Comércio, Valdis Dombrovskis; e o alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell.
Nas mãos de Espanha, a presidência rotativa do Executivo comunitário foi representada pela primeira vice-presidente e chefe de Economia, Comércio e Negócios, Nadia Calviño; e o Ministro das Relações Exteriores, José Manuel Albares.
Os compromissos assinados nesta capital contemplam disposições específicas sobre direitos humanos, comércio sustentável e igualdade de género, observou a CE.
O pacto comercial provisório reproduz parte do AMA, com o objetivo de facilitar a rápida aplicação das regras modernizadas e a sua validade terminará com a entrada em vigor do acordo-quadro completo.
No entanto, as projeções expressas por escrito deverão agora passar pelos respetivos procedimentos legislativos e administrativos de ratificação.