21.5 C
Brasília
quarta-feira, 12 junho, 2024

Chefe do Supremo Conselho Eleitoral da Turquia declara Erdogan vencedor das eleições

© AFP 2023 / UMIT TURHAN COSKUN

Sputnik – O atual presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, venceu o segundo turno das eleições presidenciais com 52,14% dos votos, disse o chefe do Supremo Conselho Eleitoral neste domingo (28).

“Depois de processar 99,43% das cédulas de votação nas assembleias de voto na Turquia e em missões estrangeiras e passagens de fronteira, Erdogan recebeu 52,14% dos votos, enquanto [Kemal] Kilicdaroglu recebeu 47,86%. De acordo com dados preliminares, Recep Tayyip Erdogan foi eleito o novo presidente da Turquia”, disse o chefe do Supremo Conselho Eleitoral, Ahmet Yener, em entrevista coletiva.
De acordo com a autoridade, Erdogan está mais de dois milhões de votos à frente de seu rival da oposição.
Líderes em todo o mundo têm parabenizado Erdogan pela vitória. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em nota que está pronto para continuar o diálogo construtivo com a Turquia.

“Agradecemos muito sua contribuição pessoal para o fortalecimento das relações amigáveis russo-turcas e a cooperação mutuamente benéfica em várias áreas. Gostaria de reafirmar nossa prontidão para continuar nosso diálogo construtivo sobre questões atuais da agenda bilateral, regional e internacional”, diz a mensagem.

Ainda segundo o Kremlin, a vitória eleitoral de Erdogan foi resultado de seu trabalho dedicado e “uma clara evidência do apoio do povo turco aos seus esforços para fortalecer a soberania do Estado e buscar uma política externa independente“.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também parabenizou Erdogan pelo resultado das urnas em sua conta no Twitter fazendo votos de parceria pela paz e para combater a pobreza no mundo.
Também no Twitter, o presidente da França, Emmanuel Macron, destacou os desafios que Paris e Ancara devem enfrentar juntos com destaque para “o retorno à paz na Europa, a Aliança Euro-Atlântica e o mar Mediterrâneo“, parabenizando Erdogan pela vitória.

O resultado final da eleição vai ser publicado no diário oficial do país no dia 1º de junho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS