20.5 C
Brasília
quarta-feira, 17 abril, 2024

Candidato do MAS lidera intenção de voto na Bolívia, segundo pesquisa

La Paz, 17 de fevereiro (Prensa Latina) O candidato à presidência da Bolívia para o Movimento ao Socialismo (MAS), Luis Arce, lidera a intenção de voto nas eleições gerais de 3 de maio, de acordo com os resultados de uma pesquisa publicada hoje.
Segundo a pesquisa, o ex-ministro da Economia e Finanças lidera na corrida pela primeira magistratura com 31,6% dos votos, superando em 14,5 pontos do seu rival mais próximo, Carlos Mesa, candidato à comunidade cidadã.

A liderança do candidato do MAS não é uma surpresa; pesquisas anteriores, embora não oficiais, lhe deram uma clara vantagem sobre o restante de seus rivais; a diferença com o presente estudo é que este seria o primeiro endossado pelas autoridades eleitorais desde o início a campanha.

Mesa é seguido pela intenção de voto da presidente do atual governo de fato e candidata à Aliança Juntos, Jeanine Áñez, com o apoio de 16,5% dos entrevistados.

Na quarta posição da lista, aparece com 9,6 pontos percentuais e ex-líder do Comitê Cívico de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho, representante de Creemos, que é seguido pelo aspirante da Frente pela Vitória, Chi Hyun Chung, com um 5,4%.

O ex-presidente Jorge Tuto Quiroga, candidato do Libre 21, e Feliciano Mamani, do Partido Nacional de Ação da Bolívia, contam com o apoio de 1,6% dos entrevistados.

Segundo analistas, se esse fosse o resultado da votação, seria necessário convocar um segundo turno, uma vez que a Constituição da Bolívia exige ter 50% mais um dos votos válidos ou um mínimo de 40 pontos percentuais de votos válidos e uma diferença de pelo menos 10% em relação à segunda candidatura.

A pesquisa foi conduzida pela empresa de pesquisa Ciesmori, que consultou nacionalmente 2.244 pessoas com mais de 18 anos entrevistadas em 84 cidades do território boliviano.

O estudo destaca que o nível de confiança em seus resultados é de 95% e que a margem de erro é de cerca de 2 pontos percentuais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS