27.5 C
Brasília
terça-feira, 16 abril, 2024

Calor insuportável afeta salvadorenhos

San Salvador, 13 de março (Prensa Latina) As temperaturas próximas e superiores a 40 graus Celsius continuarão hoje a afetar a população de El Salvador, segundo previsões do Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais (MARN).

Nos últimos dias, os termómetros atingiram máximas superiores a 40 graus em zonas do leste do país, destacando-se esta terça-feira San Miguel com 41,8 graus, Puerto Cuscatlán 40,2 e Jucarán com 39,6 numa longa lista que terminou em Ilopango, perto da capital, com um valor de 35,2 graus.

O MARN informou que para esta quarta-feira são esperadas temperaturas de até 40 graus Celsius no leste de El Salvador e recomendou que a população não saia nas horas de maior sol, ao meio-dia.

O observatório MARN alerta que, durante as ondas de calor, as temperaturas sobem de forma invulgar e caracterizam-se por um período prolongado superior a três dias, onde o ar aquece, não há precipitação e a sensação térmica é perigosa para a vida.

Segundo a autoridade ambiental, de março a maio, o ar traz consigo um aumento de partículas finas como poeira, neblina, neblina seca e poluentes que afetam a sua qualidade.

Relatórios do ministério indicam que as altas temperaturas persistirão até maio, apesar do declínio do fenômeno El Niño, segundo a Organização Meteorológica Mundial.

O MARN anunciou no início de Fevereiro de 2024 que a transição para a estação chuvosa poderá ser atrasada pelo fenómeno El Niño, que manterá a sua influência até Abril, pelo que a seca e a recorrência de dias muito quentes continuarão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS