16.5 C
Brasília
quarta-feira, 12 junho, 2024

BRICS acelera perda da hegemonia global dos EUA, aponta mídia

© Foto / Pixabay / www_slon_pics / Flag China Brazil Russia South Africa South

Sputnik –Enquanto os Estados Unidos estão lutando para manter a influência no Sul Global, o bloco BRICS com a Rússia, China, Índia, Brasil e África do Sul está em ascensão, escreve a Newsweek.

“Vemos uma erosão da arquitetura multilateral global, medidas unilaterais e sanções unilaterais estão se tornando a norma diária […] e os países querendo ter mais influência sobre como a nova ordem global se desenvolve“, disse Anil Sooklal, o embaixador da África do Sul no BRICS.

O BRICS foi criado para representar os interesses dos países em desenvolvimento, e a erosão da hegemonia ocidental incentiva os Estados a se juntarem ao bloco, disse o secretário-geral do Conselho Econômico e Cultural Indiano-Chinês, Mohammed Saqib.
Os EUA ameaçam quebrar o BRICS de alguma forma, mas até agora essa estratégia está tendo o efeito oposto, já que o bloco está cada vez mais apelando à desdolarização, escreve o autor.
A política dos EUA em relação ao BRICS é inconsistente, e Washington não presta atenção suficiente ao bloco, diz o autor.
Enquanto a Índia mantém laços de segurança e econômicos com a Rússia, o Brasil e a China também buscam combater as tentativas dos EUA de isolar economicamente os oponentes.
A China afirmou anteriormente que apoiava a expansão do BRICS e a rápida adesão de países com ideias semelhantes.

Reunião do Comitê do BRICS - Sputnik Brasil, 1920, 01.06.2023

Panorama internacional

Moscou: ‘BRICS é uma das principais plataformas para proteger os interesses e soberania nacionais’

ÚLTIMAS NOTÍCIAS