25.5 C
Brasília
sábado, 14 setembro, 2024

Bolívia vai melhora a captação de água com técnicas nucleares

La Paz, 10 out (Prensa Latina) A Agência Boliviana de Energia Nuclear (ABEN) se prepara hoje para introduzir técnicas que contribuam para o aumento da segurança e melhor gestão dos recursos hidráulicos em Cochabamba, confirmaram fontes oficiais.

Um acordo firmado entre a ABEN e a empresa Misicuni lança as bases para a realização de estudos, execução de projetos e prestação de serviços para aplicações pacíficas de tecnologia baseada na energia do núcleo atômico na área do sistema de captação de água da região metropolitana. cochabambina.

Segundo relatório institucional publicado nesta terça-feira, o entendimento foi assinado pela diretora executiva da ABEN, Hortensia Jiménez; o presidente interino da empresa Misicuni, Óscar Zelada; e o gerente geral dessa empresa, Ramiro Ríos.

“Com a assinatura deste acordo está prevista também a realização de estudos e serviços especializados na área de hidrologia isotópica”, disse Jiménez.

Descreveu que para isso será utilizada tecnologia nuclear de ponta para detectar e prevenir vazamentos na barragem de Misicuni.

Da mesma forma, com a aplicação dessas técnicas, serão avaliadas, monitoradas e gerenciadas a disponibilidade, sustentabilidade e vulnerabilidade à contaminação dos recursos hídricos das bacias hidrológicas da área de influência daquela barragem, detalhou a autoridade máxima da ABEN.

Explicou que estas investigações científicas são fundamentais para conseguir o aumento da segurança hídrica, a proteção das bacias e, consequentemente, melhorar a gestão dos recursos hídricos no país.

Ele quis dizer que estes avanços na investigação científica introduzidos pelo país altiplano são possíveis graças à vontade política e ao compromisso do Governo do Presidente Luís Arce com o seu povo para promover a investigação, a ciência e a tecnologia na esfera nuclear.

O responsável da ABEN previu que estes estudos especializados contribuirão para a tomada de decisões informadas e para o estabelecimento de políticas de segurança hídrica com o objetivo de aumentar e salvaguardar o acesso sustentável à água, em quantidade e qualidade adequadas.

Por sua vez, Zelada destacou que o uso da ciência e da tecnologia nuclear constitui para a sua empresa uma ferramenta eficaz e eficiente na gestão dos recursos hídricos da bacia que garante água ao eixo metropolitano de Cochabamba.

Jiménez participou recentemente junto com o Ministro de Hidrocarbonetos, Franklin Molina, da 67ª reunião ordinária da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena, Áustria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS