22.5 C
Brasília
terça-feira, 21 maio, 2024

Bolívia sediará Festival de Música Renascentista e Barroca Americana

La Paz (Prensa Latina) Grupos nacionais e 18 estrangeiros oferecerão 132 recitais na Bolívia durante a 13ª edição do Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana “Misiones de Chiquitos”, confirmou nesta terça (19) a Associação de Arte e Cultura (APAC).[

“Temos um verdadeiro tesouro, porque não só vamos ver nossos meninos das orquestras das missões e da cidade, mas também vamos testemunhar verdadeiras estrelas da música internacional tocando com eles”, disse o presidente da diretoria da APAC, Percy Anez.

Considerado o evento mais antigo e importante do gênero, o festival será inaugurado com um concerto na igreja de San Roque, em Santa Cruz de la Sierra, no dia 22 de abril, apresentado por crianças e jovens bolivianos e polacos.

Nesse mesmo dia, conjuntos e solistas também se apresentarão em outros seis palcos em Pailón, San Xavier, Concepción, San Ignacio de Velasco e San José de Chiquitos, conforme relatado.

Segundo os organizadores, entre os espetáculos que prometem grandes emoções está a coprodução “Barroqueando con niños y jóvenes” (Barroqueando com crianças e jovens), em que artistas da Polônia e da Bolívia unirão talentos para interpretar criações de Vivaldi, Haydn e Zipoli.

A apresentação do Juilliard415 (Estados Unidos), que dividirá o palco com o Coro Urubichá (Bolívia), também levanta expectativas .

Os amantes da boa música em Pailón aguardam a Orquesta Barroca de Santiago (Chile), enquanto em San Xavier Nadja Zwiener, da Alemanha, sobe ao palco; Ryo Terakado, do Japão, e Sungyun Cho (Coreia do Sul) chegarão a Concepción.

Em San Ignacio de Velasco, entretanto, será apresentada a co-produção do Coro e Orquestra Arakaendar (Bolívia) com a Royal College of Music Barroque Orchestra, do Reino Unido.

O dia de abertura será encerrado com um concerto de La Barroca del Suquía, da Argentina, em San José de Chiquitos.

Para o encerramento do festival, no dia 1º de maio, o programa anuncia a gala denominada “Monumental Barroco”, descrita pelos organizadores como “uma apresentação não vista em outros festivais”.

Eles anteciparam que será um grande concerto com 160 músicos da Bolívia e dos Estados Unidos no palco do novíssimo teatro da Escola Cooperativa de Santa Cruz, conhecida como Colégio Americano.

Nesse sentido, o diretor artístico de “Misiones de Chiquitos”, o padre Piotr Nawrot, destacou a importância das novas gerações interpretarem as obras criadas pelos religiosos jesuítas enviados há séculos para as terras americanas.

Fontes da APAC disseram à imprensa que valeu a pena esperar quatro anos por esta décima terceira edição do mais antigo e importante evento do gênero no mundo, já que os 132 recitais que ocorrerão ao longo dos dias serão uma recompensa agradável.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS