La Paz, 31 mar (Prensa Latina) O ministro de Desenvolvimento Produtivo e Economia Plural, Eugenio Vermelhas, informou que a Bolívia prevê hoje exportar o excedente de carne de gado para a China e para a Rússia.
Atualmente mandamos dois mil toneladas deste produto para o Peru e o Equador, e buscamos contratos com as nações asiática e européia.
Por sua vez, o diretor de Tesouro da Federação de Ganadeiros do departamento de Santa Cruz (Fegasacruz), Abraham Dabdoub, informou que o país andino-amazônico avança nos trâmites para concretizar a exportação de carne para a Rússia.
Existe uma comissão interinstitucional, em que participa o Serviço Nacional de Previdência Agropecuária e de Defesa Sanitária da Alimentação (Senasag) e Fegasacruz, para cumprir os protocolos do comércio, apontou.
Dabdoub precisou que a produção de carne de gado supera 240 mil toneladas anuais, das quais 15 mil são para a demanda externa.
O Ministério do Desenvolvimento Produtivo projeta construir um matadouro no departamento de Beni que cumpra com todas as condições para a exportação.