La Paz (Prensa Latina) Depois de diversos trabalhos de restauração executados pelo Ministério de Culturas e Turismo durante 2016, sítios patrimoniais na BolíviaÂáconcentram hoje a atenção de milhares de visitantes nacionais eÂáestrangeiros.
O titular dessa pasta, Marko Machicao, disse a jornalistas que Tiahuanaco (antiga cidade arqueológica localizada no departamento de La Paz) foi um dos lugares beneficiados pelos investimentos.
Nessa localidade, foram realizados trabalhos de iluminação para oferecer serviços culturais na parte da noite, detalhouÂáMachicao durante a prestação de contas do Ministério de Culturas e Turismo correspondente a 2016.
De acordo com o ministro, os trabalhos realizados contemplaram aÂárestauração e manutenção das pedras e das áreas próximas ao museu deÂáTiahuanaco.
No âmbito turístico, foram entregues mais de 46 projetos em todo o país, acrescentou o alto funcionário público.
Explicou que o Ministério boliviano de Culturas e Turismo executou 68% de um orçamento de quase 28 milhões de dólares. Depois de listar algumas das conquistas do ano passado, o titular reconheceu que ainda falta muito por fazer.
Sobre a gestão para 2017, adiantou que seÂápriorizará o projeto daÂáSombrerería, espaço cultural destinado a acolher apresentações de música, dança, teatro e cinema.
Entre as instalações que conformarão esse centro artístico se destaca um auditório com capacidade para 283 pessoas, um teatro com 282 assentos e uma sala de concertos com capacidade para mais de 100.
O projeto da Sombrerería – previsto para ser executado em três anos – inclui também um museuÂáinterativo de fabricação de chapéus e um arquivo cinematográfico com duas salas de projeção.
Também sediará um museuÂáinterativo infantil, oficinas, laboratórios, cafeterias e umÂáestacionamento para 73 veículos.
Segundo o vice-presidente boliviano, Álvaro GarcíaÂáLinera, a instalação cultural será a maior de seu tipo no país e contará com um investimento de mais de 17 milhões de dólares.