14.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Bolívia favorece milhares de famílias com investimentos milionários

La Paz, 22 de maio (Prensa Latina) A Bolívia beneficia hoje mais de 40 mil famílias camponesas de 165 municípios de sete departamentos com um investimento de milhões de dólares em projetos de irrigação, perfuração de poços, melhoria de estradas e construção de pontes.

Durante um evento na Casa Grande del Pueblo (sede do governo), o presidente Luis Arce possibilitou o desembolso de 293 milhões 374 mil bolivianos (cerca de 42 milhões de dólares) destinados a melhorar as capacidades produtivas desse setor agrícola.

Esse financiamento é apoiado por 313 acordos intergovernamentais assinados com autoridades municipais dos municípios beneficiários, no âmbito dos programas Empoderar (PAR III), Unidade de Execução de Poços e Fundo de Desenvolvimento Indígena (FDI).

“Com todos estes programas vamos distribuir 293 milhões de bolivianos para a produção agrícola, o que melhorará substancialmente a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e irá satisfazer a necessidade de alimentos em todo o país”, afirmou o chefe de Estado.

Arce destacou a importância de injetar esses recursos econômicos nas áreas rurais, porque são elas as fornecedoras de alimentos aos grandes centros urbanos da Bolívia.

“Eles são nossos irmãos do campo”, enfatizou, “e aqueles que estão presentes aqui (Casa Grande del Pueblo) são aqueles que produzem batatas, ervilhas, cenouras, milho e as frutas que hoje nos deram com tanto amor. “

Dezenas de beneficiários entregaram ao presidente suas produções, que serão catapultadas com apoio financeiro.

Arce anunciou que continuará a fortalecer o trabalho das famílias agrícolas do país porque isso também garantirá a matéria-prima para as mais de 150 plantas industriais que estão sendo construídas em todo o território nacional.

Por seu lado, o ministro do Desenvolvimento Rural e Terras, Santos Condori, disse que, com este investimento, será melhorada a qualidade de vida e a produção agrícola das famílias, serão perfurados poços, serão realizados programas de irrigação, serão abertas estradas melhoradas e pontes serão construídas em diferentes municípios.

O presidente da Federação das Associações Municipais da Bolívia (FAM-Bolívia), Flavio Merlo, agradeceu e destacou o apoio do governo nacional às famílias agrícolas, pois garantirá alimentos ao país.

“A produção agrícola será fortalecida e serão gerados recursos. Haverá movimentação econômica e as comunidades serão beneficiadas, além disso, a segurança alimentar será garantida”, enfatizou Merlo, prefeito do município de Tiwanaku, em La Paz.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS