© AP Photo / Juan Karita
Sputnik – A Bolívia está interessada em ingressar no BRICS e acredita que o grupo ajuda os países em desenvolvimento do Sul Global a se transformarem, afirmou nesta quinta-feira (26) a ministra das Relações Exteriores boliviana, Celinda Sosa, a jornalistas durante a 79ª sessão da Assembleia Geral da ONU.
“Estamos interessados no BRICS porque consideramos isso uma alternativa para uma nova organização mundial. Os países em desenvolvimento desejam mudar. Acredito que esse novo acesso ao financiamento poderia ajudá-los a se desenvolver”, disse ela.
“A Bolívia hoje tem um papel muito importante. Temos muitas reservas naturais de lítio. Acreditamos que esses recursos valiosos podem nos ajudar no desenvolvimento sustentável. A Bolívia valoriza muito a Rússia, a África do Sul, a China e o Brasil por seu apoio. E as uniões são muito importantes para nós, para alcançarmos progresso”, acrescentou a chanceler.
Em julho de 2023, o presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou oficialmente o desejo de seu país de se juntar ao BRICS. A parte russa anunciou várias vezes que, para a cúpula em Kazan, que ocorrerá em outubro de 2024, serão preparadas recomendações concretas sobre a categoria de países parceiros do grupo.
Como destacou anteriormente o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, como presidente rotativo em 2024, o país está disposto a facilitar a ampla participação da Bolívia na cooperação dentro do BRICS.