La Paz (Prensa Latina) O embaixador da Rússia na Bolívia, Alexéi Sazónov, comunicou nesta sexta (14) que a estatal euroasiática Rosatom prevê assinar em agosto o último contrato para a construção do centro de investigação nuclear na cidade do Alto.
Sazónov estimou que para o mês de setembro começarão as obras no Distrito 8 dessa cidade, perto de La Paz.
Assim mesmo, o diplomata disse à imprensa que se trabalha de maneira paralela na documentação e na subcontratação de empresas construtoras bolivianas para que colaborem na provisão de materiais e mão de obra.
Segundo o embaixador, Rosatom montará o centro de investigação nuclear, iniciativa que envolve à Agência Boliviana de Energia Nuclear.
A entidade demandará ao menos 300 milhões de dólares e deverá ser inaugurado nos próximos quatro anos, vaticinou Sazónov.
De acordo com fontes oficiais, o complexo contará com um centro ciclotrônico e rádio farmácia, uma fábrica multipropósito de irradiação de faixa e um reator nuclear de investigação.
Rosatom está integrada por mais de 350 empresas e instituições científicas, incluídas todas as companhias civis nucleares russas, centros de investigação e a única frota deste tipo de energia no mundo.