Brasília, 10 de agosto de 2022 às 18:11
Selecione o Idioma:

Nossa América

Postado em 03/08/2022 10:15

Bolívia e Chile trabalham para reativar a agenda bilateral

.

La Paz  (Prensa Latina) Os governos da Bolívia e do Chile começaram a trabalhar na reativação da agenda bilateral, conforme acordado no Road Map acordado em 2021, informou hoje a agência de notícias ABI.

O jornal lembra que em abril de 2021, representantes de ambos os países concordaram com a necessidade de retomar os intercâmbios em todos os níveis após um impasse nas relações marcadas pela disputa sobre o acesso ao mar perante o Tribunal Internacional de Justiça em Haia.

No dia anterior, o vice-ministro boliviano das Relações Exteriores, Freddy Mamani, confirmou a intenção de ambos os governos de reativar o referido Road Map após uma reunião com o embaixador chileno em La Paz, Fernando Velazco, de acordo com a ABI.

Em 2021, os ministérios das relações exteriores de ambos os países tornaram público o acordo, no qual manifestaram seu interesse em estabelecer mecanismos para favorecer a complementação econômica, o livre trânsito e o intercâmbio nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação.

Eles também trabalharam para acordos sobre limites de fronteiras, integração cultural, meio ambiente, assuntos consulares, cooperação policial, controle do comércio ilegal e drogas, entre outras questões. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Bolívia, as partes concordaram que “o diálogo construtivo é o instrumento ideal para o entendimento e a integração, e que a cooperação bilateral ajuda efetivamente a coexistência pacífica”.

O Road Map binacional foi endossado em abril deste ano pelos ministros das Relações Exteriores do Chile e da Bolívia, Antonia Urrejola e Rogelio Mayta, que insistiram no compromisso de ambos os governos de construir uma agenda de confiança mútua.

Comentários: