21.5 C
Brasília
sábado, 25 maio, 2024

Bolívia confirma 15 casos de varíola de macaco

La Paz (Prensa Latina) O Ministro da Saúde e Esportes da Bolívia, Jeyson Auza, disse nesta segunda (15) que há 15 pacientes com varíola no país, todos detectados no departamento de Santa Cruz.

“Todos os casos são do sexo masculino, pacientes entre 22 e 43 anos de idade. Dos 15, oito têm uma patologia subjacente”, disse ele aos repórteres.

Auza acrescentou que essas pessoas são estáveis e estão indo bem, e disse que duas estão nos estágios finais da doença.

Acrescentou que dos infectados, quatro foram infectados no exterior – três no Brasil e um no Chile – enquanto os outros 11 contraíram a infecção em Santa Cruz. Do total de pessoas doentes, há 30 contatos próximos, que estão sendo mantidos sob vigilância constante de acordo com o protocolo, “no caso de aparecer algum sintoma”, acrescentou o chefe da carteira.

Até hoje, a Bolívia registrou 71 suspeitos, dos quais 56 foram descartados, e 30 permanecem sob observação.

O Ministério da Saúde informou que a partir de segunda-feira, as autoridades sanitárias do Ministério, o Serviço Departamental de Santa Cruz e a Secretaria Municipal da cidade realizarão reuniões semanais para acompanhar os casos de varíola e a coordenação técnica.

O país do Altiplano detectou o primeiro caso de varíola em 1 de agosto deste ano, supostamente em um paciente do sexo masculino que foi infectado através do contato com um cidadão canadense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS