La Paz, (Prensa Latina) Em comemoração dos 50 anos da presença de Ernesto Che Guevara na Bolívia, várias organizações sociais e movimentos políticos celebrarão o evento Mulher e Revolução em 31 de agosto próximo, informou Boris Rios, do comitê organizador.
Rios precisou a Bolívia TV que o encontro terá por sede o auditório do Banco Central do país, nesta capital, e contará com a presença das deputadas Sonia Brito e Gabriela Montanha e integrantes da Confederação Nacional de Mulheres Camponesas Indígenas Originarias Bartolina Sisa.
Os debates se concentrarão na figura de Haydée Tamara Bunke ‘Tania A Guerrilheira’, a única mulher na guerrilha encabeçada por Che, e o papel das mulheres na Revolução e o Processo de Mudança nesta nação andino amazônica.
Tania é uma figura importantíssima no projeto de Che para levar adiante a Revolução continental, sublinhou Rios, quem fez alusão à vida e as qualidades da combatente como mulher culta, revolucionária, honesta e valente.
Nascida na Argentina em 1937, de pai alemão e mãe polonesa, Tania chegou a Bolívia em 1964 com o nome de Laura Gutiérrez Bauer como etnóloga e estudiosa do folclore, ainda que sua missão real era criar condições para a abertura de uma frente revolucionária.
Ainda que o objetivo era que trabalhasse na clandestinidade, se vê precisada a entrar à guerrilha em março de 1967 quando em uma viagem ao acampamento de Nhancahuazú delatam sua presença e já não pode sair de ali.
Tania caiu em 31 de agosto de 1967 na emboscada do Rio Grande e seu corpo não é encontrado até vários dias depois.
Sua figura concita o interesse das mulheres por sua singular história, afirmou Rios, que destacou de maneira especial o documentário A história de Ita, que narra a vida e a luta da guerrilheira e permite conhecer mais de uma mulher exemplo para as novas gerações.
Adiantou que na terça-feira 29 o comitê criado para comemorar os 50 anos da presença de Che na Bolívia apresentará uma página site dedicado a promover todas as atividades de homenagem previstas e as inscrições das pessoas.