Brasília, 16 de maio de 2022 às 00:58
Selecione o Idioma:

Bolívia

Postado em 26/06/2016 7:48

Bolívia celebrará encontro internacional sobre atenção primária

.

La Paz, 26 jun (Prensa Latina) O Primeiro Encontro Internacional de Experiências em Atenção Primária de Saúde começará manhã na cidade boliviana de Cochabamba, informaram hoje os organizadores do evento.
Franz Trujillo, coordenador nacional do Projeto Minha Saúde, explicou que no conclave -que culminará na terça-feira- as nações participantes exporão seus resultados neste apartado.
Assim mesmo, trocarão experiências sobre o modelo de atenção de saúde nos países latino-americanos, explicou Trujillo.
Precisou que nesse foro participarão os Ministros de Saúde de Costa Rica, El Salvador, Brasil, Venezuela, Equador, Nicarágua, Cuba e Bolívia.
Trujillo explicou que no caso da Bolívia se socializará o Projeto Minha Saúde, que implementou a política sanitária “Saúde Familiar Comunitária Intercultural”, com o propósito de revolucionar a atenção primária e como um passo importante ao Sistema Único em Saúde.
“A experiência do projeto Minha Saúde poderia servir como modelo a nível regional e global e que os países que estão aplicando estes modelos estão conseguindo impactos significativos no acesso a serviços de saúde”, pontuou.
O projeto Minha Saúde privilegia a promoção e prevenção da saúde com um enfoque coletivo, centrado na família, comunidade e o meio, recuperando a medicina tradicional e o desenvolvimento da saúde intercultural.
Em evento estará presente, a Diretora da Organização Pan-americana da Saúde (OPS), Carissa F. Etienne, quem conhecerá os avanços e desafios da Bolívia, em particular aqueles enquadrados na política governamental para este setor.

Comentários: