18.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Biografia do trovador chileno Víctor Jara será apresentada em Valparaíso

Santiago do Chile, 25 de agosto (Prensa Latina) O jornalista espanhol Mario Amorós apresentará hoje no Parque Cultural de Valparaíso, Chile, seu livro La vida es eterna, biografia de Víctor Jara, em homenagem ao trovador no 50º aniversário de sua assassinato.

O trabalho se baseia na coleta de arquivos e entrevistas que Jara concedeu em diferentes partes do mundo, em depoimentos de amigos e familiares e na revisão do grosso processo judicial sobre sua execução em 16 de setembro de 1973.

Durante o ato, o autor será acompanhado como palestrante por Osiel Núñez, que foi preso junto com o prestigiado cantor e compositor no Estádio Chile e uma das últimas pessoas a vê-lo vivo.

No dia seguinte ao golpe contra o presidente Salvador Allende, Víctor Jara foi preso junto com centenas de professores e estudantes da então Universidade Técnica do Estado, hoje Universidade de Santiago do Chile.

Eles foram transferidos para o centro esportivo próximo e lá ele foi identificado e submetido a torturas desumanas durante três dias e depois crivado de balas no porão da instalação.

O laudo da autópsia revelou que seu corpo recebeu 44 impactos, dois na cabeça, seis nas pernas, 14 nos braços e 22 nas costas.

Segundo o diretor do Parque Cultural Valparaíso, Erick Fuentes, hoje mais do que nunca é relevante desenvolver ações que visem promover uma reflexão crítica do passado.

Jara, acrescentou, não foi apenas uma das mentes mais brilhantes e influentes do século XX, mas também um retrato de época que permite mergulhar na efervescência artística, política e cultural do país.

La Vida es eterna foi apresentada em março nesta capital e nessa ocasião Mario Amorós disse à Prensa Latina que “Víctor era um homem de talento excepcional, um criador de canções que continuam a nos emocionar até hoje, e também um militante do movimento popular causa”. Figura emblemática do movimento Canção Nova, Jara é autor de uma extensa obra musical e entre suas canções mais conhecidas estão O direito de viver em paz, lembro de você Amanda, O povo unido nunca será derrotado, Oração a um agricultor e O carter.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS