17.5 C
Brasília
terça-feira, 18 junho, 2024

Baixa atividade econômica preocupa o Panamá

Cidade do Panamá (Prensa Latina) O Índice Mensal de Atividade Econômica (IMAE) do Panamá teve uma variação ano-a-ano de 9,86% em janeiro passado, destaca  um relatório do Instituto Nacional de Estatística e Censos (INEC).

Este resultado refletiu uma dinâmica inferior face ao primeiro mês de 2022, quando aumentou 32,58 por cento, devido ao efeito rebote após o reinício de muitas atividades económicas após dois anos de restrições impostas pela Covid-19.

O estudo especifica que, no final do ano passado, o IMAE registou uma variação acumulada de 10,75 por cento, que contrasta com os 18,30 por cento registados no final de 2021.

A construção se destaca entre as atividades que apresentaram variações positivas, setor também favorecido pelos investimentos públicos em obras de infraestrutura.

Também teve impacto a participação da iniciativa privada em diversos projetos, além do aumento de insumos diretamente relacionados à produção de cimento cinza e concreto pré-misturado.

Outro setor que apresentou números positivos foi o comércio, tanto pelo crescimento do comércio varejista e atacadista local quanto pelo maior valor das importações.

Além disso, cresceram atividades como serviços em hotelaria e restauração, turismo, entretenimento e recreação, transporte, armazenamento e comunicações, acrescenta o documento.

O setor financeiro também apresentou comportamento favorável, nas operações bancárias e nos prêmios de seguros.

Enquanto a movimentação de contêineres do Sistema Portuário Nacional e as toneladas líquidas do Canal do Panamá registraram queda em janeiro, especificou o INEC.

A exploração de minas e pedreiras também foi impactada negativamente pela queda na exportação de minério de cobre e seus concentrados para diversos mercados após a disputa pelo contrato firmado entre a Minera Panama e o Governo.

Além disso, taxas negativas se acumularam em setores como agricultura, eletricidade e água, geração térmica e hidráulica, produção de carne de frango e produção de leite natural, além da indústria de transformação na fabricação de produtos alimentícios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS