22.5 C
Brasília
quarta-feira, 18 setembro, 2024

Ativistas irlandeses exigem expulsão do embaixador israelense

Manifestantes irlandeses saem às ruas para pedir o fim do genocídio israelense em Gaza, 31 de agosto de 2024.

HispanTV – Durante uma manifestação condenando o genocídio israelita em Gaza, os manifestantes irlandeses exigiram a expulsão do embaixador de Israel.

Milhares de irlandeses saíram às ruas de Dublin, a capital, no sábado para instar o Governo a introduzir sanções imediatas contra o regime israelita pelos seus crimes na Faixa de Gaza.

O protesto ocorreu depois de o primeiro-ministro irlandês, Taoiseach Simon Harris, ter revelado que procura aconselhamento jurídico sobre a continuação do comércio com Israel, apesar de, em Junho passado, o mais alto tribunal das Nações Unidas (ONU) ter declarado a presença de Israel no territórios palestinianos ocupados ilegais e apelou à suspensão imediata da construção de colonatos.

Além disso, na quinta-feira, os líderes dos três partidos da coligação decidiram que o Estado irlandês deixará de adquirir equipamento militar ou de defesa ou contratos de Israel.

Os activistas exigiram mais acção do Governo de Dublin contra Israel e o fim do trânsito de armas para terras ocupadas.

A associação Ireland Palestine Solidarity Campaign (IPSC) organizou a acção de protesto em que, no final, os manifestantes reuniram-se em frente ao Parlamento para mostrar a sua indignação face às medidas governamentais.

Os participantes carregaram faixas exigindo o fim das atrocidades israelenses no enclave costeiro. Além disso, os participantes carregavam bandeiras que diziam: “Expulsar o embaixador israelense” e “Acabar com o genocídio”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS