17.5 C
Brasília
terça-feira, 21 maio, 2024

Argentinos e cubanos celebram aniversário de Ernesto Guevara

Buenos Aires (Prensa Latina) Argentinos e cubanos lembraram nesta terça (14) o guerrilheiro e revolucionário Ernesto Che Guevara (1928-1967), no 94º aniversário de seu nascimento.

Em Rosário, sua cidade de origem, membros de organizações sociais e diplomatas da ilha do Caribe participaram de uma cerimônia em sua homenagem no Monumento à Bandei Nacional.

Eles também prestaram homenagem às bandeiras da Argentina e da ilha do Caribe, nações unidas pelo Che e por uma longa história de solidariedade.

No dia anterior, grupos deste país e representantes de Cuba, Venezuela, Bolívia e Nicarágua, destacaram o legado da Guerrilha Heroica e apelaram à unidade latino-americana.

Convocado pelo Multisectorial de Solidaridad con Cuba y la Patria Grande, o encontro reuniu membros do Movimiento Evita, Octubres, o Sindicato Único de Trabalhadores Químicos e Petroquímicos, a Asamblea Permanente por los Derechos Humanos e o Partido Comunista Congreso Extraordinario.

Além disso, participaram membros do Partido Solidário, a Fundación Igualar, a Unión de Trabajadores de la Economía Popular e o Corriente Nacional de la Militancia, entre outros.

Durante a noite, o embaixador cubano aqui, Pedro Pablo Prada, salientou que celebrar a vida e a obra de Che é uma obrigação, não só dos revolucionários, mas de todos aqueles que acreditam que um mundo melhor é possível e vêem a humanidade como sua pátria.

Estamos no lado certo da história. Comemoremos seus 94 anos com alegria, emoção e orgulho porque ele é eterno e vive em cada uma de nossas lutas e sonhos, disse ele.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS