17.5 C
Brasília
terça-feira, 21 maio, 2024

Argentina representará a Celac na Cúpula das Américas, diz porta-voz

Buenos Aires  Prensa Latina) O Presidente da Argentina, Alberto Fernández, participará da IX Cúpula das Américas para apresentar a posição da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (CELAC), disse hoje a porta-voz da Casa Rosada, Gabriela Cerruti.

Em entrevista coletiva, a porta-voz disse que a decisão do presidente de assistir à reunião, marcada para a próxima semana em Los Angeles, Estados Unidos, é o resultado de um diálogo com os representantes dos países Celac, especialmente com o chefe do estado mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

A Argentina detém este ano a presidência pro tempore da organização.

De acordo com Cerruti, Fernández apresentará as preocupações da América Latina sobre o contexto atual e defenderá a unidade na região.

O presidente defende que não deve haver exclusões e que nossa política externa deve acompanhar um mundo onde a democracia seja exercida em sua totalidade, disse a porta-voz.

Além disso, excluiu a realização de uma cúpula paralela do Celac em Los Angeles, pois nem todos os membros do Celac estarão presentes.

Também informou que Fernández recebeu um telefonema do presidente americano Joe Biden, que o convidou para uma reunião em Washington por volta de 25 de julho.

Eles falaram no dia anterior durante 25 minutos sobre questões que o presidente argentino levanta sempre que fala com seus colegas em fóruns internacionais, incluindo a segurança alimentar e a necessidade de paz no mundo, explicou ele.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS