26.5 C
Brasília
segunda-feira, 27 maio, 2024

Argentina participará da XIV Cúpula do Grupo Brics

Buenos Aires  (Prensa Latina) A Argentina participará este mês da XIV Cúpula do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a convite de Beijing, de acordo com a mídia local.

Segundo a televisão nacional, o evento será sediado pelo gigante asiático e será realizado via plataformas digitais devido às medidas implementadas naquele país para conter a pandemia de Covid-19.

Em declarações à agência de notícias Télam, o embaixador argentino na China, Sabino Vaca, indicou que o Estado sul-americano participará de uma reunião de ministros das relações exteriores agendada para o dia 20 deste mês e de uma reunião de presidentes agendada para 24 de junho.

Segundo o diplomata, o convite feito pelo Presidente Xi Jinping tem grande relevância, especialmente depois que a Argentina expressou seu desejo de aderir ao Brics.

Também ressaltou que este ano Buenos Aires e Beijing estão comemorando meio século de estabelecimento de relações diplomáticas e destacou o bom estado dos laços comerciais e de cooperação.

O país sul-americano também detém a presidência pro tempore da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe, cujos princípios e projetos também representará na reunião.

Em 11 de abril, a Argentina formalizou sua adesão à Iniciativa de Cinturão e Estradas da China, que visa promover o intercâmbio de bens, tecnologia, capital e pessoal através da conectividade e aprendizado mútuos.

Também prioriza o uso de moedas nacionais em investimentos e comércio, assim como a assinatura de acordos de cooperação em educação, cultura, saúde, turismo, esporte e bem-estar social, entre outras áreas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS