20.9 C
Brasília
segunda-feira, 14 outubro, 2024

Após se reunir pela 3ª vez com Milei, Musk anuncia que suas ‘empresas apoiarão’ Argentina

Sputnik – Javier Milei e Elon Musk se reuniuram pela terceira vez para discutir a implementação de várias iniciativas econômicas. A Argentina é o quarto maior produtor mundial de lítio, um componente essencial das baterias de veículos elétricos.

O bilionário e CEO da Tesla, SpaceX e X (antigo Twitter), disse que suas empresas estavam procurando maneiras de investir na Argentina e apoiar o país sul-americano.
“Minhas empresas estão buscando ativamente maneiras de investir e apoiar a Argentina”, disse Musk.
A declaração de Elon Musk acontece após ter se encontrado com Milei em Nova York na segunda-feira (23), às margens da Assembleia Geral das Nações Unidas.
O gabinete da presidência argentina anunciou que Karina Milei, irmã e secretária da Presidência, também participou da reunião, junto com o ministro da Economia, Luis Caputo, o embaixador da Argentina nos Estados Unidos, Gerardo Werthein, e o chefe do Conselho de Assessores do Presidente, Demian Reidel.
Javier Milei sorri ao participar de uma sessão conjunta do Congresso para declarar oficialmente ele e seu companheiro de chapa vencedores do segundo turno da eleição presidencial, em Buenos Aires. Argentina,  29 de novmebro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2023

Panorama internacional

Presidente argentino diz que Elon Musk e EUA estão interessados nas reservas de lítio do país

Durante a conversa, Milei e Musk, que usava um boné com o tema da campanha presidencial de Donald Trump, discutiram a implementação da Lei de Bases, aprovada em junho. Essa lei estabelece a estrutura legal para uma profunda transformação econômica e social da Argentina, segundo a revista Exame.
Essa é a terceira vez que os dois se reúnem. O presidente e o bilionário já haviam se encontrado em abril, na fábrica da Tesla, no Texas, e em maio, no Instituto Milken, em Los Angeles.
Musk enfrenta diversos processos movidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao X no país, uma vez que o STF acusa a rede social de não cumprir com as regras brasileiras e decisões tomadas pelos ministros do órgão acerca de contas vinculadas a fake news e discurso de ódio.
Elon Musk, CEO da Tesla, participa da primeira sessão plenária da Cúpula de Segurança de Inteligência Artificial, no Bletchley Park, na Inglaterra, em 1º de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.09.2024

Panorama internacional

Comissão de Valores Mobiliários dos EUA pedirá sanções contra Musk pela compra do Twitter

Após Musk fechar o escritório do X no Brasil e não indicar um representante legal no país, o STF suspendeu a plataforma em território nacional no dia 2 de setembro.

O bilionário também trocou farpas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS