28.5 C
Brasília
segunda-feira, 16 setembro, 2024

América Latina condena sentença contra Rafael Correa

Havana, (Prensa Latina) As personalidades latino-americanas condenam hoje a sentença a oito anos de prisão do ex-presidente equatoriano Rafael Correa e sua incapacidade de participar das eleições naquele país.
O ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya (2006-2009), repudiou a decisão contra o ex-governador mais popular da história daquele país, por suas medidas e políticas em favor do povo equatoriano.

‘Processo do século XXI contra Rafael Correa. Condenamos esse ato de barbárie legal de @Lenin, que apenas condena quem o dita. O respeito, prestígio e apreço a @MashiRafael hoje são maiores e mais sentidos em toda a América Latina’, escreveu ele. na sua conta do Twitter.

Outras personalidades da região repudiam a decisão de um tribunal do Equador em meio à tragédia que o país está enfrentando devido ao Covid-19, com milhares de casos positivos e numerosas mortes nas ruas de Guayaquil.

O ex-presidente boliviano Evo Morales expressou sua ‘completa solidariedade ao camarada @MashiRafael, que é vítima de perseguição política ilimitada’.

‘O povo equatoriano reconhece o quanto você fez por ele e pela Pátria Grande. Até a vitória, sempre!’, Escreveu o líder indígena, que renunciou ao cargo em 10 de novembro no contexto de um golpe.

Ernesto Samper, por sua vez, escreveu na mesma rede social que o que estão fazendo com Rafael Correa é o mesmo que fizeram com Luiz Inácio Lula da Silva.

‘Raptá-lo judicialmente porque eles têm medo dele eleitoral. Além de uma ofensa legal, é um ato de covardia política. Continuamos com Correa!’, Enfatizou o ex-presidente da Colômbia e da União das Nações Sul-Americanas.

Da mesma forma, Jacqueline Faría, do Partido Socialista Unido da Venezuela, destacou que a história absolverá Correa.

‘A criminalização da política tem sido repetida na América Latina para que os líderes sejam respeitados e amados por seu povo.’ Cedo ou tarde, a justiça chegará. Forçar # Equador, forçar #Correa! ‘, Afirmou.

O acadêmico argentino Juan Grabois disse que Rafael Correa, que governou de 2007 a 2017, é um homem impecável.

‘Outra vítima do plano Condor, que em tempos de coronavírus continua em operação na América Latina. Enquanto isso, o Equador está sangrando até a morte’, afirmou.

O escritor uruguaio-equatoriano, Kintto Lucas, alertou que ‘no meio de suas mortes por coronavírus, o governo equatoriano está perseguindo Correa’.

Ele alertou que existem documentos que mostram um acordo entre o promotor e o juiz para

ÚLTIMAS NOTÍCIAS