28.5 C
Brasília
sexta-feira, 4 outubro, 2024

Alto funcionário dos EUA aponta razão pela qual Coreia do Norte não responde a pedidos de contato

Sputnik – Joe Biden, presidente dos EUA, que está de visita na Coreia do Sul, tentou sem sucesso falar com a liderança da Coreia do Norte, indicou um funcionário dos EUA citado pela Reuters.
As conversas formais entre a Coreia do Norte e os EUA estão sendo travadas em meio à disseminação da COVID-19 no país asiático, segundo um alto responsável americano. No entanto, a Coreia do Norte não respondeu às propostas dos EUA, incluindo ofertas de vacinas contra a COVID-19, disse Joe Biden, presidente dos EUA, no sábado (22).
De visita à Coreia do Sul, Biden se encontrou com Yoon Suk-yeol, seu homólogo sul-coreano, com o qual acordou a possível realização de maiores exercícios militares e potencialmente destacar armas com potencial nuclear em resposta aos testes de armas da Coreia do Norterelata no domingo (22) a agência britânica Reuters.
Imagem feita a partir de um vídeo transmitido pela Televisão Central Coreana (KCTV, na sigla em inglês) mostra desfile militar com um possível novo míssil balístico intercontinental (ICBM, também na sigla em inglês), na Praça Kim Il-sung, em Pyongyang, 10 de outubro de 2020 (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2022

Panorama internacional

Coreia do Norte pretende testar míssil intercontinental durante visita de Biden à Ásia, diz mídia

Ao mesmo tempo, o alto responsável dos EUA afirmou que Biden tem interesse em dar “passos concretos” para quebrar o gelo, sendo esta uma “decisão que apenas a RPDC [República Popular Democrática da Coreia] pode tomar”.
Já Pyongyang crê que as iniciativas de Washington não são sinceras, citando “políticas hostis” como os exercícios militares e as sanções, de acordo com a Reuters.
“Estamos preparados para qualquer coisa que a Coreia do Norte faça”, disse Biden.
O presidente dos EUA realiza a sua primeira visita à Coreia do Sul e ao Japão, planejando se encontrar também com os líderes dos Estados-membros do Quad, formado pela Austrália, EUA, Índia e Japão. Trata-se da primeira viagem oficial de Biden à Ásia desde que assumiu o cargo de mandatário em janeiro de 2021.
Em 12 de maio a Coreia do Norte anunciou seu primeiro caso da COVID-19, com o líder supremo Kim Jong-Un avaliando os 820.000 casos declarados como uma “crise repentina” que o país superará.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS