De acordo com estudos de laboratório, purê de maçã com canela, purê de frutas tropicais da marca Wanabana, purê de maçã com canela da marca Weis e outro produto do mesmo tipo da Schnucks estão entre os produtos contaminados.
Além disso, a compota de manga orgânica também da marca Wanabana é consumida neste país sul-americano, razão pela qual a autoridade sanitária está a gerir a sua retirada do mercado nacional, mas a mídia local informa que as quatro primeiras foram exportadas.
A instituição governamental também investigou produtos desta especiaria em matérias-primas e produtos acabados, e constatou que a canela em pó vendida pela marca Los Nogales, e fabricada pela Negasmart, apresenta níveis de chumbo que excedem as normas sanitárias.
Enquanto isso, a Agência de Regulação e Controle Fito e Zoossanitário (Agrocalidad) informou que 21 importadores de canela estão em fase de estudo, para acompanhar o rastreamento da cadeia produtiva da mercadoria contaminada.
Em novembro passado, a Agência Reguladora de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) emitiu um alerta ao saber que sete crianças hospitalizadas apresentavam níveis elevados de chumbo no sangue após consumirem esses mingaus.