© AFP 2023 / John Mac Dougall
Sputnik – A Alemanha provavelmente perdeu cerca de 200 bilhões de euros (cerca de R$ 1,06 trilhão) devido ao conflito na Ucrânia, com grandes perdas devido ao aumento dos preços da eletricidade, disse o diretor do Instituto Alemão de Investigação Econômica (DIW, na sigla em alemão), Marcel Fratzscher, nesta quarta-feira (21).
“Os custos econômicos da Alemanha após dois anos de guerra na Ucrânia deverão exceder 200 bilhões de euros […]. Acima de tudo, os elevados custos energéticos reduziram o crescimento alemão em 2,5 pontos percentuais, ou 100 bilhões de euros [aproximadamente R$ 533 bilhões] em 2022, e em um montante semelhante em 2023 até o momento”, disse Fratzscher ao jornal alemão Rheinische Post.
Depois da Rússia ter iniciado a sua operação militar especial na Ucrânia, em fevereiro de 2022, o Ocidente decidiu reduzir significativamente as suas importações de combustível russo e procurou ativamente formas de limitar as receitas de Moscou relacionadas à energia, especificamente provenientes do petróleo e do gás. Além disso, o conflito na Ucrânia também interrompeu o fluxo de gás russo para a Europa, o que levou a um aumento nos preços da energia e à escassez, forçando os países a procurar alternativas, em particular, os Estados Unidos e as suas exportações de gás natural liquefeito.