17.5 C
Brasília
terça-feira, 21 maio, 2024

Agenda Tarsila indica exposição que celebra os 125 anos de nascimento de Di Cavalcanti com obras inéditas 

Exposição na Galeria Danielian no RJ apresenta duas obras-primas inéditas, localizadas recentemente em Paris: as pinturas em óleo sobre tela Carnaval (1928) e Bahia (1935)

Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, conta com mais de 885 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma dispõe de mais de 100 entrevistas com personalidades, intelectuais, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar e celebrar ainda mais no tema. Desta vez, a dica é uma exposição no Rio de Janeiro, na Galeria Danielian, que celebra os 125 anos de nascimento de Di Cavalcanti com um conjunto de aproximadamente 40 obras raras, entre elas duas obras-primas inéditas, localizadas recentemente em Paris, na casa de uma família francesa – as pinturas em óleo sobre tela Carnaval (1928), 126x157cm, e Bahia (1935), 142 x 106 cm. Após a exibição na Galeria Rive Gauche, em Paris, em 1936, durante o exílio do artista na França, perdeu-se o paradeiro dessas obras. A curadoria é de Denise Mattar.

A exposição apresenta ainda Fantoches da Meia Noite, álbum realizado por Di Cavalcanti em 1921. O conjunto de 16 gravuras, acompanhado de texto do poeta Ribeiro Couto, que foi editado por Monteiro Lobato num álbum extremamente moderno para a época e de grande impacto até hoje. O lançamento foi realizado com uma exposição, na livraria O Livro, em São Paulo, um ponto de encontro da elite pensante da época, com a qual Di já articulava a ideia da Semana de Arte Moderna de 22, na qual ele teve um protagonismo frequentemente subavaliado pelos estudiosos.

Para quem deseja conhecer mais sobre a vida e a obra do artista, vale a pena conferir a entrevista com a única filha de Di, Elisabeth Cavalcanti, que revelou à Agenda Tarsila um pouco sobre a personalidade do modernista: “Meu pai era uma pessoa muito intensa, em todos os sentidos”. 

Sobre a Agenda Tarsila

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (InstagramTwitterFacebookTikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.

imprensa@agendatarsila.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS