África do Sul, (Prensa Latina) O primeiro-ministro da província sul-africana de Free State, Ace Magashule, reiterou aqui o compromisso de solidariedade a Cuba até que caia o bloqueio estadunidense imposto à ilha por mais de 50 anos. Magashule ressaltou à Prensa Latina que o referido bloqueio econômico, político e comercial ”deve ser suspenso” e para isso é necessário que ”o mundo continue lutando”.
O primeiro-ministro, junto ao embaixador de Cuba na África do Sul, Carlos Fernández de Cossío, inaugurou no Museu Nacional Afrikaans e Sotho, em Bloemfontein, uma exposição de 90 fotos sobre o líder da Revolução cubana, Fidel Castro, com imagens de repórteres-fotográficos desta agência.
Afirmou que os nexos entre seu país e a nação antilhana são muito próximos e nesse sentido destacou os 20 anos da cooperação oficial, iniciada quando chegou à África do Sul o primeiro grupo de médicos cubanos em fevereiro de 1996 e que atualmente se estende a diversos setores.
Magashule recordou que esta foi uma relação iniciada pelo querido líder Oliver Tambo e que depois Nelson Mandela consolidou.
Ao se referir às fotos, comentou que são parte do depoimento da história da Revolução cubana.
Expressou também sua satisfação de que a exibição esteja em Free State durante o ‘mês de Oliver Tambo’, pois justamente em 27 de outubro celebrarão 99 anos de nascimento de quem foi o presidente do Congresso Nacional Africano (ANC).
Magashule elogiou o ‘grande líder Comandante Fidel’, assim como a contribuição da ilha na conquista ‘de nossa liberdade’.
A mostra, que estará aberta até o dia 29 de outubro em Free State (a 400 quilômetros ao sul de Pretória), se integrou à celebração do Dia de Cuba no Global Investors Trade Bridge, que concluiu ontem.
A festa de Cuba teve um noite política e cultural no teatro da cidade, na qual o embaixador Fernández de Cossío ratificou os excelentes laços que unem ambos povos.
Por sua vez, Magashule, externou o carinho e admiração por Fidel Castro – o edifício mais alto desta cidade foi batizado com seu nome no ano passado -, cujo 90º aniversário foi celebrado em 13 de agosto.
Mais de 120 colaboradores cubanos prestam serviços atualmente nesta província, boa parte deles são profissionais da saúde.
O Global Investors Trade Bridge coincidiu também com o popular Festival Cultural de Mangaung (Macufe), organizado pelo Departamento de Esportes, Arte, Cultura e Recreação de Free State e ocorre de 30 de setembro a 9 de outubro.
Bloemfontein (em afrikáans e neerlandés, A Fonte de Bloem (Flor) ou Fonte de Flores) é uma das três capitais da África do Sul (judicial), junto com Pretória (administrativa) e Cidade do Cabo (legislativa).
O nome em sesotho da cidade é Mangaung, que significa ‘o lugar onde moram os guepardos (ou chita, que é um membro atípico da família dos felinos)’.