25.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Aeroporto na Suécia se tornará 1º no mundo a usar apenas combustível ecológico

CC BY-SA 2.0 / Flickr / Max Benidze /

Sputnik – O aeroporto Trollhattan-Vanersborg, no sudoeste da Suécia, se tornará o primeiro aeroporto do mundo a oferecer apenas combustível de aviação ecológico misturado (SAF) para reabastecimento de aeronaves, anunciou na quinta-feira (8) o fornecedor finlandês de combustível Neste.

O Trollhattan-Vanersborg é um aeroporto regional, que lida com uma média de cerca de 40.000 passageiros por ano.

“O aeroporto Trollhattan-Vanersborg será o primeiro aeroporto do mundo a oferecer apenas combustível de aviação ecológico misturado [SAF] para reabastecer todas as aeronaves no aeroporto, o que reduzirá significativamente as emissões de gases de efeito estufa dos voos que partem. A Neste fornecerá ao aeroporto Trollhattan seu combustível de aviação sustentável Neste MY Sustainable Aviation Fuel”, diz o anúncio.

É especificado que será usada uma mistura de 30-40% de SAF com combustível de aviação comum, e que o aeroporto começará a usá-lo para reabastecer aeronaves até o final de junho.
Bactérias (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2023

Ciência e sociedade

Cientistas russos encontram bactérias resistentes ao frio que ‘comem’ óleo no mar do Japão

A empresa comercial sueca Vastflyg será a primeira empresa aérea a operar todos os seus voos com esse combustível.
O SAF (Combustível de Aviação Sustentável) é um combustível renovável que é uma alternativa mais ecológica aos combustíveis convencionais, produzido a partir de matérias-primas ecológicas e 100% renováveis, como óleo de cozinha usado e resíduos de gordura animal.

Com o SAF não misturado, as emissões de gases de efeito estufa podem ser reduzidas em até 80% durante o ciclo de vida do combustível em comparação com os combustíveis de aviação convencionais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS