Porto Príncipe, 26 de fev (Prensa Latina) O primeiro-ministro interino do Haiti, Alix Didier, descreveu a segurança como vital para a realização de eleições em novembro no país caribenho, onde gangues continuam a agravar o caos.
«A segurança é a condição para o sucesso da transição. “Não haverá referendo nem eleições sem segurança”, enfatizou o chefe da primatura.
As eleições são o objetivo final de uma transição pacífica, e nenhuma força pode desafiar um estado que quer fazer bom uso de todos os seus recursos para alcançar resultados, disse Didier.
Nosso compromisso em restaurar a segurança é marcado por um grande investimento em equipamentos para a Polícia Nacional Haitiana e melhor atendimento a todos os tipos de policiais do setor, disse ele.
“Temos um verdadeiro orçamento de guerra que dobrará os recursos para a luta contra as gangues”, disse Didier, citado pelo diário Le Nouvelliste.
Hoje há uma estratégia, vontade e recursos mobilizados para pôr fim a esse flagelo que está prejudicando a população haitiana, concluiu.