Pepe Escobar [*]
Algo muito importante aconteceu no início desta semana em Astana, durante a reunião do Conselho de Ministros de Relações Exteriores da Organização de Cooperação de Xangai (SCO).
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, foi direto ao ponto: ele pediu que os membros da SCO “mantenham sua autonomia estratégica” e “nunca permitam que forças externas” transformem a Eurásia em uma “arena geopolítica”.
Wang Yi detalhou como “alguns países estão buscando a hegemonia e o poder, formando pequenos grupos, estabelecendo regras ocultas, interferindo e suprimindo, ‘desacoplando e cortando laços’ e até mesmo auxiliando as ‘três forças’ na região”, tentando assim suprimir a autonomia estratégica do Sul Global.
As “três forças” são um código chinês para terrorismo, separatismo e extremismo religioso – na verdade, os três principais motivos para a fundação da SCO em 2001, pouco antes do 11/Set.
A tradução direta da mensagem de Wang indica que Pequim está muito ciente da miríade de táticas de Guerra Híbrida do Hegemon, agora implantadas em todo o Heartland. Ainda assim, Pequim se destaca pela polidez, pedindo uma cooperação de segurança “comum, abrangente, colaborativa e sustentável” e para trabalhar com a “comunidade internacional”.
O problema é que a “comunidade internacional” é refém da “ordem internacional baseada em regras”.
Redefinindo as “três forças”
A próxima reunião dos chefes de estado da SCO será em Astana, em julho – apenas um mês após uma reunião ministerial crucial do BRICS na Rússia. Há dois meses, o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, em uma reunião em Boao, na província de Hainan, na China, deixou claro que todos os líderes dos estados-membros da SCO simplesmente não podem faltar.
Mais cedo do que tarde, talvez já no próximo ano, o BRICS e a SCO poderão estar trabalhando não apenas em conjunto, mas possivelmente compartilhando a mesma mesa.
A cúpula da SCO deste ano não é apenas crucial em termos de reorganização de uma verdadeira guerra contra o terror, contra as táticas conduzidas pelos hegemons, mas também em relação à expansão da SCO e à melhoria da cooperação econômica/comercial.
A Bielorrússia se tornará membro pleno da SCO em julho – como o presidente Lukashenko já confirmou. E, no ano passado, o gabinete da Arábia Saudita também aprovou a decisão de entrar para a SCO.
Há apenas três meses, em Pequim, durante a comemoração do 20º aniversário da secretaria da SCO, Wang fez eco ao presidente Xi no final de sua decisiva reunião cara a cara com Putin em Moscou em 2023: “Mudanças nunca vistas em um século” estão em andamento. Daí a importância renovada da SCO – a maior organização multilateral não ocidental de fato, voltada para a cooperação política e de segurança, e um dos pilares da multipolaridade.
É importante ressaltar mais uma vez que a SCO é ignorada, descartada ou mal compreendida pelo Ocidente coletivo, pois não se baseia na expansão militar interminável no estilo da OTAN. A SCO é totalmente voltada para a integração Sul-Sul. Não é tarefa fácil ter Índia, China, Paquistão e Irão na mesma mesa discutindo como iguais e respeitando as prioridades de seus parceiros da Ásia Central/Terra.
Ao longo dos anos, tudo acabou sendo discutido na mesa da SCO – muito além do foco inicial nas “três forças”: diplomacia, defesa nacional, segurança, economia, comércio, cultura, educação, transporte, tecnologia, agricultura.
Por mais que a SCO esteja no centro da parceria estratégica multimodal Rússia-China, ela também está impulsionando a crescente interconexão econômica entre a China e os “estões” da Ásia Central.
No Ano da Grande Decisão – em que a presidência russa do BRICS deverá delinear o roteiro privilegiado para um sistema mais igualitário de relações internacionais – os participantes da SCO parecem estar plenamente conscientes de que as “três forças” não por acaso constituem as táticas preferidas de Guerra Híbrida empregadas pelo Império do Caos para Dividir e Dominar.
Isso se aplica não apenas a grupos jihadistas obscuros, como o ISIS-Khorasan, mas também ao controle imperial sobre os esquemas globais de tráfico de drogas, pessoas e órgãos.
De forma lenta e segura, estamos chegando ao próximo nível: a SCO se empenhando ao máximo, como uma organização multilateral, contra as táticas de terror de um hegemon que até mesmo promove o genocídio.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, não poderia ser mais explícito no final da cúpula de Astana:
“A tarefa de desenvolver abordagens comuns para garantir a segurança e a cooperação eurasiática pelos próprios Estados desse continente é urgente. Enfatizamos que a SCO pode muito bem desempenhar o papel de catalisador desses processos, envolvendo outros parceiros na região.”
Na prática, Lavrov mencionou um novo impulso para o Comitê Executivo da Estrutura Antiterrorista Regional (RATS). Traduzindo: A RATS ampliará seu mandato sobre segurança da informação, combate ao crime organizado e aprofundamento das conexões entre o tráfico de drogas e o financiamento do terrorismo.
Está pronto para o confronto que deseja?
Agora, junte a tudo isso o fato de o chefe do FSB, Alexander Bortnikov, ter sido mais do que explícito em uma cúpula da CEI em Bishkek, Quirguistão, sobre o que o Império do Caos e seus vassalos estão tramando.
As quatro principais conclusões:
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Os EUA, o Reino Unido e a OTAN estão agora em modo de guerra híbrida total contra a Rússia.
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A OTAN está facilitando uma transferência maciça de terroristas/jihadistas de várias latitudes para a Ucrânia, sendo que alguns deles, especialmente os da marca ISIS-K, são instrumentalizados em todo o Heartland. Chamamos isso de Legião Estrangeira do Terror – que deve ser considerada o inimigo número um da SCO. Bortnikov referiu-se à “constante rotação de militantes nas zonas Síria-Iraque e Afeganistão-Paquistão, e o surgimento de novos campos de treinamento de militantes perto das fronteiras do sul da Comunidade”.
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A Ucrânia se transformou em Terror Total, com ataques ininterruptos de sabotagem nas fronteiras da Rússia.