19.5 C
Brasília
domingo, 3 março, 2024

A guerra silenciosa contra Cuba

Por José Gil/Jornal Água Verde

Um dos livros mais objetivos e claros sobre as criminosas sanções econômicas unilaterais dos EUA contra Cuba foi lançado neste ano.

O livro “Bloqueio – A Guerra Silenciosa contra Cuba”, do jornalista Eduardo Vasco, expõe de forma sucinta o sofrimento do povo cubano frente a mais de 60 anos de um bloqueio criminoso e terrorista – ignorado pela mídia canalha, por motivos óbvios – que produz falta de alimentos básicos e até mesmo medicamentos, sem contar equipamentos médicos hospitalares, peças de reposição para veículos, tratores, trens etc.

A grande maioria dos países nas Nações Unidas votou pelo fim do bloqueio à Cuba, mas o governo norte-americano insiste em perseguir e tentar asfixiar a economia da pequena ilha caribenha que é exemplo mundial em políticas sociais de saúde pública e educação, tendo eliminado o analfabetismo decadas atrás. O autor do livro, Eduardo Vasco, entrevistou moradores cubanos e apresentou dados estatísticos demonstrando as consequências nefastas e desumanas do bloqueio estadunidense. Também revelou multas milionárias aplicadas pelos EUA a empresas e bancos internacionais que comercializaram ou realizaram transações econômicas com Cuba.

Durante a pandemia do Covid o governo estadunidense chegou a impedir que navios levassem a Cuba máscaras e luvas cirúrgicas, testes de covid, respiradores e máquinas de oxigênio. Cuba foi – e continua sendo – vítima de atos terroristas de grupos extremistas de Miami,apoiados pelo governo Biden.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS