17.5 C
Brasília
terça-feira, 21 maio, 2024

A grupA de teatro A Panacéia promove oficinas de teatro voltadas para celebrar histórias de mulheres

Participantes na oficina MENINAS PODEM! realizada em março – Foto: Camila Guilera / Divulgação

As oficinas MENINAS PODEM! e NÓS! terão novas edições nos dias 28 de maio e 04 de junho

A grupA de teatro A Panacéia, com 14 anos de trajetória no campo das artes cênicas, promove oficinas de teatro para meninas e mulheres que visam a investigação, descoberta e valorização de história de mulheres reais: as que fizeram a História e muitas vezes não conhecemos, e também aquelas que compõem a nossa história pessoal, mães, tias, avós, madrinhas… As oficinas se constituem como um espaço de descoberta, debate e criação junto com as participantes, através de jogos e dinâmicas que estimulam a propriocepção, o movimento, a ludicidade e a interação, bem como exercícios criativos e cênicos.

A oficina integra o projeto “MENINAS PODEM!” que está em curso desde 2019 e envolve a pesquisa e divulgação de histórias de mulheres da História, buscando superar invisibilidades históricas e criar novos futuros possíveis para meninas e meninos. As ministrantes são as integrantes d’A grupa Ana Luísa Fidalgo (atriz, produtora teatral, psicóloga e pesquisadora da infância) e Camila Guilera (atriz, pesquisadora, professora de teatro e de idiomas). Até o momento já foram realizadas 9 edições das oficinas, para faixas-etárias variadas, nas modalidades online e presencial.

No dia 28 de maio A Panacéia realizará experiências de curta duração, para que meninas e mulheres possam conhecer o projeto. As atividades serão presenciais, no Healing – Centro de Saúde Integrativa (Rua Recife, 115 / Barra) e as inscrições já estão abertas através do Sympla. Já no segundo semestre, entre os meses de agosto e dezembro, serão realizadas oficinas extensas, com encontros semanais. Para essas edições está sendo realizada pré-inscrição através de link disponível no instagram do grupo (@apanaceia). Já no dia 04 de junho é a vez da oficina NÓS! para adultas, uma parceria com O Feminismo-Coletivo Literário, que vai acontecer na Casa Gameleira (Garcia).

SÁBADO, 28/05

MENINAS PODEM! – Uma oficina de teatro para explorar histórias de mulheres incríveis:

09:30 às 12:00 – meninas de 7 a 10 anos

13:30 às 15:30 – meninas de 11 a 14 anos

NÓS – Uma oficina de teatro para celebrar mulheres e (re)criar histórias:

16:00 às 18:00 – jovens de 15 a 20 anos

SÁBADO, 04/06

NÓS – Uma oficina de teatro para celebrar mulheres e (re)criar histórias:

09:00 às 12:00 – adultas (a partir dos 18 anos)

Contribuição financeira: O valor para participação na atividade varia entre R$ 40 e R$90 de acordo com as possibilidades de contribuição de cada pessoa inscrita.

Inscrições: Até 24/05. Através do Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/apanaceiameninaspodem.

MAIS INFORMAÇÕES

Grupo de Teatro – criações e conexões artísticas

71 99615-1616 (Camila Guilera)

apanaceia.arte@gmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS