Referindo-se às conquistas do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) na saúde, o responsável acrescentou que mais de 90 por cento dos residentes conseguem aceder a um ponto de atendimento médico num raio de 15 minutos.
O país também estabeleceu o sistema de prevenção e controle de doenças mais abrangente do mundo, abrangendo os níveis central, provincial, municipal e distrital.
A alfabetização em saúde entre a população aumentou de 23,2% em 2020 para 31,9% em 2024, disse ele.
Segundo Lei, a força de trabalho na área da saúde atingiu 15,78 milhões de pessoas no final do ano passado.
A China está atualmente promovendo uma distribuição equilibrada de recursos para reduzir a lacuna entre as regiões leste, central e oeste.
O governo lançou um projeto para fortalecer a infraestrutura médica básica nos próximos cinco anos, um plano que busca melhorar a capacidade e a acessibilidade dos serviços nas comunidades.
A China prioriza estratégias de prevenção em seu sistema de saúde e promove campanhas de saneamento público com ampla participação dos cidadãos.
Anteriormente, a Comissão Nacional de Saúde relatou uma melhoria contínua no estado nutricional de sua população infantil e detalhou as políticas de apoio à natalidade implementadas durante seu 14º Plano Quinquenal.
Segundo dados oficiais, a taxa de sobrepeso e obesidade entre crianças menores de seis anos caiu de 10,4 para 9,7% nos últimos cinco anos.
As taxas de nanismo e baixo peso na mesma faixa etária foram reduzidas para 4,5 e 1,4%, respectivamente.
A altura média dos adolescentes de seis a 17 anos aumentou 2,1 centímetros para os homens e 2,2 centímetros para as mulheres.