18.5 C
Brasília
quarta-feira, 6 novembro, 2024

“Os EUA estão errados ao pensar que a Rússia não usará armas nucleares”

O ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitri Medvedev. (Foto: AP)

HispanTV – O antigo presidente russo, Dmitri Medvedev, sublinha que os Estados Unidos estão errados ao pensar que a Rússia não está preparada para usar armas nucleares.

“Os Estados Unidos estão errados ao pensar que a Rússia nunca ultrapassará uma certa linha no que diz respeito ao uso de armas nucleares”, disse o ex-presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança russo, Dmitri Medvedev, em entrevista à agência de notícias RT .  .

Medvedev sublinhou que se os americanos acreditam que os russos não irão mais longe, estão errados. Tal como o presidente russo, este humilde servidor e outros disseram repetidamente, se a existência da Rússia estiver em perigo, o governo russo não terá escolha, insistiu ele.

“Qualquer pessoa que assuma o cargo de presidente de um país que possui armas nucleares assume basicamente essa obrigação, a de defender o país até o fim. Isto também diz respeito à Rússia”, observou.

O ex-presidente e atual vice-presidente do Conselho de Segurança Russo reiterou que o seu país utilizará armas nucleares caso seja atacado pela NATO.

Quando questionado se o Ocidente estaria interessado noutro grande conflito global, o antigo presidente sublinhou que acredita que as elites de Washington não o querem porque sabem que não sobreviverão.

Segundo Medvedev, é preciso ser um “completo idiota” para presumir que uma terceira guerra mundial é necessária. Todos sabemos que nenhum estado profundo poderia sobreviver a isso.

“EUA. Tem muitas vantagens de diferentes tipos. Mas se toda a ordem mundial entrar em colapso, se a vida no planeta se tornar insustentável, nenhum Estado profundo sobreviverá. O que eles fariam? Esconder-se em bunkers e observar pela janela enquanto a neve nuclear cai? “Não acho que alguém estaria interessado nisso ”, disse ele ironicamente.

Neste sentido, reiterou que falta às autoridades europeias e norte-americanas visão e acuidade de pensamento e raciocínio.

“A classe política está degenerando. Chegam tecnocratas que não entendem como se conduz a vida política. E isso é um desastre”, disse ele.

Na verdade, tem havido uma recente escalada no conflito entre a Rússia e a Ucrânia depois de Kiev ter pedido aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) permissão para usar armas de longo alcance em ataques à Rússia.

Putin advertiu que esta permissão significaria que a Rússia e a NATO entrariam em guerra e ordenou a mudança da doutrina nuclear do país face à escalada do rumo do Ocidente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS