20.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 novembro, 2024

Festival de Cinema de Morelia exibe Pedro Páramo no México

Cidade do México, 19 de outubro (Prensa Latina) O Festival Internacional de Cinema de Morelia abre hoje o segundo dia de sua 22ª edição com a exibição de filmes como o mexicano Pedro Páramo, dirigido por Rodrigo Prieto, e Conclave, estrelado pelo britânico Ralph Fiennes.

O primeiro filme é baseado no romance homônimo do escritor Juan Rulfo e o segundo promete mostrar mais uma vez a maestria do ator de O Morro dos Ventos Uivantes, O Leitor e O Paciente Inglês, desta vez, no papel de um cardeal encarregado de liderar o ritual para a eleição de um novo Papa.

O festival, realizado todos os anos na capital do estado de Michoacán e considerado o mais importante do gênero no país, abriu na véspera com a apresentação de Emilia Pérez, do diretor francês Jacques Audiard e das atuações das atrizes Karla Sofía Gascón e Adriana Paz.

Durante a cerimónia de abertura, Audiard recebeu o Prémio de Excelência Artística, “pelas suas imagens de uma Paris da qual ninguém é dono e na qual o destino impõe as suas regras; por olhar os chamados ‘outros’ com compreensão e paixão humanista”, segundo o presidente do evento, Alejandro Ramírez.

Vencedor do Prêmio do Júri e de Melhor Atriz no Festival de Cannes, o filme conta a história de Rita, uma advogada contratada pelo líder de um cartel que busca desaparecer mudando de sexo e assim se tornar mulher.

A seleção oficial do concurso está dividida nas seções Michoacan e Mexicana de Curtas-metragens, Documentários e Longas-metragens.

Entre estes últimos estão Chicharras, de Luna Marán; A Cozinha, de Alonso Ruizpalacios, e Borboletas Violentas, de Adolfo Dávila.

O festival acontecerá em exibições presenciais em espaços como Cinépolis Morelia Centro, Teatro Mariano Matamoros, Centro Cultural Universitario e Plaza Benito Juárez, e em exibições virtuais gratuitas através do Nuestrocine.mx, do Instituto Mexicano de Cinematografia.

Durante o festival de cinema, que termina no dia 27, o diretor, roteirista e produtor norte-americano Francis Ford Coppola receberá a Medalha UNAM Film Archive, segundo o site oficial do evento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS