20.5 C
Brasília
terça-feira, 22 outubro, 2024

De mãos dadas com as crianças, pelo caminho de Fidel

Havana (Prensa Latina) As crianças são as principais protagonistas do dia especial que o Centro Fidel Castro Ruz realiza para celebrar o nascimento do líder da Revolução Cubana, homenagem que realizam todo mês de agosto.

Por Ibis Frade Brito

Jornalista da Imprensa Latina

As atividades do dia Pela Rota Fidel terão início nesta terça-feira, 13 de agosto, com a apresentação da empresa infantil Kalboroto, segundo informou à Prensa Latina a chefe do Departamento de Promoção Cultural e Comunicação da instituição, Anisleidy Páez.

Entretanto, os espaços abertos do recinto foram habilitados para a fruição de jogos tradicionais, que serão orientados por alunos e professores da Universidade do Desporto, indicou.

Para o encerramento, acrescentou, está prevista a actuação do grupo infantil La Colmenita, que apresentará a peça Por Fidel. Também será inaugurada na sala Cinco Palmas uma exposição de humor gráfico e cartoons das publicações Palante e Dedeté.

OFICINAS PARA CRIANÇAS

Precisamente, neste mês de agosto o espaço acolhe uma oficina de humor gráfico voltada para crianças, adolescentes e jovens. Além disso, nesta época de férias escolares, oferece outras oficinas de artesanato, teatro, fotografia, xadrez e museologia para meninos e meninas de diversas idades.

Esta foi uma experiência que já tivemos no ano passado e repetimos agora com grande sucesso porque as crianças vieram espontaneamente ao Centro para participar nelas, destacou Páez.

Uma das oficinas com maior número de participantes é a de museologia e enche-nos de orgulho ver como as crianças já muito pequenas já são capazes de fazer sozinhas o percurso pelas nove salas expositivas da instituição, tal como os especialistas fazem o mesmo, ele enfatizou.

“Estou impressionado com a maneira como explicam, como sentem esse Fidel que não conheciam fisicamente, mas sobre o qual aprenderam cada vez mais nas oficinas”.

Vanessa Águila, uma das integrantes da oficina de museologia, gostou muito desta experiência que lhe permite “conhecer a vida do Comandante-em-Chefe, como viveu, o que leu, como foi a sua infância, o que fez no a Serra Maestra…”.

Para mim é muito emocionante, quando percorremos as salas, ver como as pessoas reagem aos discursos de Fidel, disse à Prensa Latina.

Eliany Espinosa, uma das museólogas que ministra as oficinas, referiu-se à importância de levar as atividades do centro para outros espaços, por exemplo, para centros de prevenção, escolas, bairros de diferentes localidades.

Que melhor maneira de fazer isso do que através da visão, das palavras e dos pensamentos das crianças, acrescentou.

Para mim, o mais importante destas oficinas, que começaram no passado dia 8 de agosto e vão continuar ao longo deste mês, é poder transmitir valores e incutir nas crianças princípios como a solidariedade e a camaradagem para que possam ser boas pessoas como Fidel sonhou.

Outra que conta com grande público é a oficina de artesanato, administrada pela ONGD catalã Alkaria; Vários instrutores com Xavier Barreda à frente do grupo interagem com as crianças e ensinam pintura, criação de máscaras, desenhos…

Um dos objetivos que perseguimos é a formação profissional, esta pode ser uma primeira aproximação das crianças às artes plásticas, indicou Barreda. Para nós é uma grande experiência estar em Cuba, conhecer de perto a realidade da ilha e ajudar no que for possível, expressou.

A Alkaria é uma organização da Catalunha, em Barcelona, ​​que desenvolve projetos em vários países do mundo.

Graças às contribuições do município catalão de Santa Perpetua de Moguda, a organização também promove uma iniciativa com o Ministério da Saúde Pública de Cuba destinada a reabilitar centros para idosos na cidade de San Miguel del Padrón, em Havana.

Há alguns anos contactámos o consulado cubano em Barcelona porque queríamos fazer algo que fosse útil e essas instalações para idosos precisam de melhorias, recordou.

Entretanto, com o Centro Fidel Castro Ruz temos oficinas de verão e estamos muito felizes por estar num lugar de grande prestígio, disse Barreda.

UM DIA NO CENTRO FIDEL CASTRO RUZ

Embora a atividade aumente nestas datas de celebração e homenagem, um dia no Centro Fidel Castro Ruz, inaugurado a 25 de novembro de 2021, decorre sempre de forma muito dinâmica e são oferecidas diversas visitas guiadas a visitantes nacionais e estrangeiros.

Da mesma forma, as apresentações de livros são muito comuns na Sala Polivalente de La Plata e há momentos para oficinas e conferências, por exemplo, o espaço Com luz própria, onde pessoas que conheceram o Comandante vêm contar suas experiências.

O público da maior parte das atividades são crianças, adolescentes e jovens, a quem se destinam as oficinas realizadas nesta temporada de verão.

Da mesma forma, o edifício -localizado em uma cidade central de Havana- recebe numerosos visitantes interessados ​​em se aproximar e conhecer mais sobre Fidel Castro Ruz (13 de agosto de 1926 a 25 de novembro de 2016).

Entre os seus objetivos fundamentais está manter vivo o legado do líder histórico da Revolução Cubana, especialmente entre as crianças, jovens e adolescentes.

Outra das suas principais missões é a investigação e divulgação do pensamento, da obra e da vida de Fidel, para a qual realizam o trabalho de preservação e resgate da história presente em livros, documentos e fontes orais.

A biblioteca continua a ser um espaço de estudo aberto a todos os jovens e dispõe de numerosos materiais bibliográficos à disposição do público.

Mais de 167 mil pessoas de cerca de 170 países chegaram ao Centro, incluindo Estados Unidos, Brasil, Espanha, México, Turquia, Colômbia, França, Itália, Argentina, Rússia, Vietnã, Venezuela, China e África do Sul.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS