Surgida como resultado do aumento da pandemia de Covid-19, a plataforma aposta em conteúdos não ficcionais e o seu catálogo abrange temas relacionados com o desenvolvimento humano, social, ambiental e econômico numa perspetiva holística e vinculativa, explicou o sua criadora e diretora Teresa Vial.
A LAVtv recebe propostas de produções cinematográficas interessadas em integrar o serviço por meio dos diferentes eixos e objetivos, enquanto a projeção da iniciativa contempla a contribuição da cultura e da criatividade para o desenvolvimento sustentável.
De acordo com Vial, a aposta é entregar conteúdo com propósito e com um guia, para entender como os ODS “aterrizam” no dia-a-dia. Um dos problemas que as Nações Unidas detectaram é que, nos níveis governamental e cidadão, houve muito pouco progresso na implementação desses objetivos porque eles são desconhecidos, disse ela ao Portal de Cinema Latino-Americano e Caribenho.
Em sua curadoria, a plataforma torna visível ações de organizações públicas ou privadas, grandes ou pequenas, que tenham propósito sustentável e oferece reportagens e entrevistas para abordar conteúdos não audiovisuais, incluindo resenhas de livros e criações artísticas ou inovadoras que se enquadrem nessa linha editorial.
O projeto, disponível em espanhol, português e inglês, desenvolveu alianças e acordos com diferentes provedores de conteúdo, sediados no Chile , enquanto busca firmar acordos com associações, corporações de diferentes países da América Latina, bem como produtores ou distribuidores .