Por Roberto F. Campos
Havana, (Prensa Latina) A feira turística cubana deste ano mostra conotação especial, tendo em conta que a maioria dos operadores turísticos e agentes de viagens mais relevantes do mundo têm hoje seus olhos postos em dita reunião.
E não é sim motivos, se termos em conta que Cuba recebeu no ano anterior 4,2 milhões de visitantes estrangeiros, e alguns entendidos consideram que poderia chegar aos 10 milhões num futuro não muito distante.
Daí que a 37 Feira Internacional de Turismo de Cuba (FITCuba 2017), prevista de 3 a 9 de maio próximo tenha um sucesso garantido de antemão.
Dedicada aos circuitos como produtos e a Alemanha como mercado em franco crescimento, o outro atrativo significativo é a cidade sede, una cidade do oriente cubano com muita história, que alguns conhecem e outros desejam descrobir.
Holguín destaca por um desenho urbano particular com patrimônio histórico, praias, natureza e habitantes muito amáveis.
Suas costas estão banhadas pelo oceano Atlántico e muitos historiadores consideram que pelo seu litoral chegou o almirante Cristóbal Colón em 1492, e foi nesse palco onde declarasse que ‘Esta é a terra mais formosa que olhos humanos vissem’.
É também berço de ilustres compositores, pintores, guerreiros como é o caso do mambí (lutador contra o colonialismo espanhol) Calixto García, além de ser o território natal do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro (Birán).
Em 1513 o capitão Francisco García Holguín, subordinado de Hernán Cortês, é nomeado proprietário do hato onde estabelecer-se-iam os primeiros assentamentos da futura terra com o sobrenome do navegador espanhol.
Finalmente a zona conseguiu o título de cidade em 1752. Sua estrutura é quadricular e plana, como uma malha gigante, recordam experientes, surcada pelos rios Jigüe e Marañón.
Seus planos foram traçados desde um cerro que permitia olhar para o vale todo e desde onde Antonio de Alegrias, prior da Ordem de San Francisco, quis espantar aos demónios ao colocar uma cruz latina na sua cume.
Daí que na atualidade, o lugar mais significativo de Holguín seja precisamente A Loma da Cruz, dantes conhecida como Cerro do Bayado nome que mudou após em 3 de maio de 1790 o frei mencionado colocasse ali esse símbolo.
Esta loma está separada três quilómetros do central Parque Calixto García, e até ali ascende-se a cada 3 de maio como parte de um evento nomeado Romerías de Maio, mediante uma escada de 458 passos construída de 1927 a 1950, de obrigada ascensão para os peregrinos.
Com estes pequenos detalhes de uma longa lista que inclui praias, natureza, aventuras, tradições e história, Holguín será a sede dum FITCuba que já atrai muito, dantes de começar.