16.1 C
Brasília
segunda-feira, 22 julho, 2024

Polônia pede para EUA instalarem armas nucleares em seu território

© AP Photo / Susan Walsh

Sputnik – A Polônia pediu para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) instalar armas nucleares dos Estados Unidos em seu território, disse o primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki no final da reunião da cúpula do Conselho Europeu na sexta-feira (30).

“Em vista do fato de que a Rússia pretende instalar armas nucleares táticas em Belarus, apelamos ainda mais para que a OTAN participe do programa de Compartilhamento Nuclear”, disse ele.

O programa de Compartilhamento Nuclear permite que os Estados Unidos transfiram suas armas nucleares para as Forças Aéreas dos países da OTAN em caso de necessidade.
De acordo com o político, as armas nucleares devem ser instaladas na Polônia o mais rápido possível.
“Deve ser, antes de tudo, uma decisão de nossos parceiros americanos, nossos parceiros da OTAN. Declaramos que desejamos uma ação rápida”, acrescentou Morawiecki.

Lançamento do míssil balístico intercontinental de base fixa Sarmat do cosmódromo de Plesetsk. - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2023

Operação militar especial russa

Complexo Sarmat com novo míssil pesado será colocado em alerta de combate, diz Putin (VÍDEO)

Anteriormente, o presidente russo Vladimir Putin disse que Moscou e Minsk haviam concordado em implantar armas nucleares táticas em Belarus, que faz fronteira com a Polônia, sem violar os compromissos internacionais.
Putin explicou que a Rússia não está entregando suas armas nucleares para Belarus, mas está fazendo o que os EUA vêm fazendo há décadas.

Os EUA mantêm 100 ogivas nucleares táticas perto da Rússia em seis bases de cinco países da OTAN – Bélgica, Alemanha, Itália, Países Baixos e Turquia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS